O que é endereço MAC?

Identidade única; saiba o que é endereço MAC, como ele funciona, qual o grau de importância para as conexões Ethernet

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano
O endereço MAC é um número de série de 48 bits que serve para identificar dispositivos de rede Ethernet ou Wi-Fi globalmente. Quando pacotes são enviados ou recebidos, os dispositivos fazem uma comparação entre o endereço de destino e o próprio adaptador, se forem os mesmos, o pacote é processado. Cada placa possui um endereço único.
Definição de endereço MAC (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O endereço MAC é a mais básica identificação de uma placa de rede ou dispositivo. Cada placa possui um endereço único. Em nosso artigo sobre o que é endereço MAC vamos ver como funciona essa identificação e qual a importância para as conexões Ethernet.

O MAC ou Media Acess Control adress, é um número de série de 48 bits que serve para identificar aquele dispositivo de rede Ethernet ou Wi-Fi globalmente. É o endereço base de todos os dispositivos de rede, sendo que existe apenas um para cada paca produzida.

Quando pacotes são enviados ou recebidos, os dispositivos fazem uma comparação entre o endereço de destino e o próprio adaptador, se forem os mesmos, o pacote é processado. Quando diferem, a informação é descartada.

Qual a importância para a conexão?

As conexões funcionam com dois protocolos, o endereço IP e o MAC. O endereço IP é de uma camada acima da Ethernet, sendo a primeira opção para envio de pacotes. Se o destino não está no mesma rede IP do remetente, é necessário enviar para o roteador configurado. A Ethernet utiliza os endereços MAC para esses envios. 

O Protocolo ARP, Adress Resolution Protocol, é utilizado para recuperar o endereço MAC do destino. Com o endereço recuperado, o remetente grava no pacote e envia, sendo recebido e processado no endereço final.

Outras utilidades do endereço MAC

  • Os switches de rede armazenam uma lista de endereços vistos em cada porta. Após isso, passam somente a enviar os pacotes para as portas que realmente precisam ver;
  • As conexões sem fio, Wi-Fi, normalmente utilizam esses endereços para controlar o acesso. Como o MAC é único e identifica os dispositivos, apenas basta colocar a senha correta;
  • Servidores DHCP utilizam o endereço MAC para identificar dispositivos e fornecer IPs fixos para eles.

Onde encontrá-lo no Smartphone

No aparelho Xiaomi Mi 9 SE

  1. Vá em Configurações;
  2. Entre em Sobre o telefone;
  3. Clique em Todas as especificações;
  4. Pressione Status;
  5. Na parte de baixo estarão o endereço MAC do Wi-Fi e do Bluetooth
  6. Algo parecido com (57:ac:67:fd:38:a9)

Esperamos ter ajudado a entender um pouquinho sobre o que é o endereço MAC e o quanto é importante para conexões entre dispositivos.

Com informações: howtogeek, PCmag, Searchnetworking

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Mac na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados