Início » Aplicativos e Software » Firefox deixa de mostrar endereço completo no Android

Firefox deixa de mostrar endereço completo no Android

Novidade faz parte de uma atualização do Firefox para Android, que começou no mês passado e termina no final de agosto deste ano

André Fogaça Por

O Firefox está começando a esconder algumas informações do endereço que o browser para Android está navegando. A novidade faz parte do novo app e segue mais ou menos o que Chrome faz algum tempo, que faz o www.tecnoblog.net virar apenas tecnoblog.net e isso pode ser um problema para algumas pessoas.

Mozilla Firefox

A mudança tem um objetivo estético bem simples, já que limpar parte do que ocupa um URL na barra de endereços torna a visualização mais agradável ou até abre espaço para mais itens da interface do navegador. Por outro lado, omitir alguma parte que está por lá pode fazer a navegação menos segura, já que algum subdomínio pode ficar escondido.

Existe um problema ainda maior que pode acontecer em alguns endereços que não abrem se o usuário não digita www antes do nome do site. Uma página falsa pode se aproveitar disso e levar o acesso para outro lugar. Ao menos este novo Firefox para Android continua exibindo um cadeado para quando a conexão utiliza criptografia de https://, mas para saber o URL completo o usuário precisa tocar na barra.

A nova forma de exibição da barra de endereços está presente no novo Firefox para Android, que está chegando aos usuários aos poucos, durante julho e agosto deste ano. O update é automático para quem tem ao menos o Android 5 Lollipop e está com ao menos o Firefox 59 instalado no dispositivo.

Eu estou rodando o Firefox 68 em um Android 9 e nada apareceu por aqui. E para vocês? Alguma novidade?

Com informações: gHacks.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@ksio89

Tanta coisa importante que falta no Firefox para Android, e a Mozilla inventando moda. Como dizem lá fora, se não está quebrado, não conserte.

Eu (@Keaton)

Tem como desabilitar esse “bug”? pq mds…