Google Lookout lê rótulos e documentos para quem não enxerga

A atualização do Google Lookout permite que o app fale para o usuário que a lata que ele pegou é de ervilha e não de milho

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
google lookout

O Google Lookout foi atualizado recentemente, entregando ainda mais assistência para pessoas com algum grau de deficiência visual. A novidade inclui a leitura de documentos longos ou curtos, identificação de moedas e ajuda até mesmo na hora de fazer as compras em um mercado.

A ideia do app, que nem é tão novo assim, é de ajudar a vida de pessoas com alguma deficiência visual. Ele já utilizava a inteligência de reconhecimento de imagens do Google para alguns recursos, mas na atualização mais recente o gigante das buscas passou a identificar itens de mercado ao olhar para a embalagem ou código de barras.

O objetivo é de evitar que o usuário leve uma coisa, achando que é outra. Ele consegue, por exemplo, dizer que uma lata de milho em conserva é diferente da de ervilha, por mais que no toque ambas sejam idênticas. Em testes que fiz com fotos de viagens passadas, o Lookout identificou até qual versão de energético estava na frente da lente, dizendo o volume da lata. Para ajudar na hora de identificar, o próprio aplicativo auxilia por voz o trabalho de alinhar o produto com a câmera.

google lookout animado

Outra novidade é a capacidade de ler um documento inteiro, que é identificado por uma ferramenta que digitaliza o papel. Todas as palavras são identificadas e o app faz a leitura em voz alta – o papel pode até estar de cabeça para baixo, que o Lookout resolve isso. Por fim, o mesmo app pode dizer que nota está na frente da lente, mesmo que ela esteja dobrada.

Por enquanto a única moeda identificada pelo Google Lookout é o dólar americano e toda a interface está em inglês, mas a leitura de tela, que é o Talkback, faz o restante da fala em qualquer idioma que ele estiver configurado. Isso significa que a voz em português vai ler o que o app identifica em inglês.

Com informações: Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados