O que é APFS? [Apple File System]

Saiba quais são os prós e contras do APFS, um sistema de arquivos criado pela Apple para MacBooks, iPhones e iPads

Diego Melo
Por
• Atualizado há 1 ano
macOS 10.15 Catalina

APFS é um sistema de arquivos criado pela Apple para as versões mais modernas do macOS. Ele também é utilizado nos sistemas operacionais dos outros produtos da empresa, como iOS, IpadOS, watchOS e tvOS. Saiba mais sobre o APFS e quais benefícios ele traz para o seu dispositivo Apple.

O que é APFS? [Apple File System]

APFS é a sigla para Apple File System, o novo sistema de arquivos desenvolvido pela Apple em 2017 para tornar mais eficiente o gerenciamento de dados em seus sistemas operacionais mais modernos. É o sistema de arquivos padrão a partir do iOS 10.13 no iPhone e do macOS 10.13 nos MacBooks e iMacs.

O APFS foi criado para resolver os problemas do HFS+ (também chamado de MacOS Expandido), sistema anterior que era utilizado nos produtos da empresa desde 1998. Foi totalmente otimizado para armazenamento flash, como SSD, mas também pode ser utilizado em discos rígidos tradicionais (HDD).

Entre as novas tecnologias implementadas no APFS estão clones e snapshots de arquivos. Clones são uma forma mais eficiente de copiar arquivos sem ocupar espaço de armazenamento adicional. Já snapshots são instâncias de arquivos criadas apenas para leitura, que também oferecem mais rapidez e segurança ao recuperar arquivos de backups.

O que é APFS / Diego Melo / Reprodução

Outra melhoria é o compartilhamento de espaço e a eliminação da necessidade de partições fixas em um dispositivo de armazenamento. O APFS utiliza um sistema de contêineres, no qual o espaço disponível é alocado dinamicamente entre os volumes.

O APFS também oferece novos recursos como dimensionamento rápido de diretórios, criptografia mais robusta, número máximo de arquivos aumentado e melhorias nos fundamentos do sistema de arquivos.

No entanto, o Apple File System possui algumas desvantagens. Há pouca ou, dependendo do caso, nenhuma compatibilidade com versões anteriores ao macOS 10.12, e não há suporte à criação de links rígidos entre diretórios, o que impacta no funcionamento de backups feitos pelo Time Machine.

O APFS também não é reconhecido nativamente por outros sistemas operacionais, como Windows ou Linux. Caso precise compartilhar dados entre diferentes sistemas operacionais, formate o dispositivo com outro sistema de arquivos, como o exFAT.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre APFS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Canal Exclusivo

Relacionados