Galaxy Note 20 Ultra é o primeiro celular com taxa de atualização variável

Samsung Galaxy Note 20 Ultra possui tela com taxa de atualização variável que vai de 10 Hz a 120 Hz e economiza bateria

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Samsung Galaxy Note 20 e Galaxy Note 20 Ultra

O Samsung Galaxy Note 20 Ultra tem a primeira tela com taxa de atualização variável em um celular. Sem muito alarde e com a promessa de consumir menos energia no dia a dia, a Samsung anunciou a tecnologia presente no display de seu novo smartphone nesta terça-feira (11), capaz de alternar as frequências entre 10 Hz e 120 Hz.

A taxa de atualização variável (VRR) é uma tecnologia que ajusta a frequência da tela com base no que é apresentado na tela. No caso do Galaxy Note 20 Ultra, a taxa do painel AMOLED Dinâmico varia entre 10 Hz para imagens estáticas (fotos, por exemplo), 30 Hz para textos, 60 Hz para filmes e 120 Hz para jogos, segundo a Samsung.

Isto significa que a tela não se fixa em uma taxa de 60 Hz ou 120 Hz, muito menos alterna a frequência automaticamente de acordo com o aplicativo em execução, como é o caso da taxa de atualização dinâmica, que chegou a ser sugerida em rumores anteriores ao lançamento.

Uma das vantagens da tecnologia é a redução no consumo de energia. Segundo a Samsung, o novo recurso do Galaxy Note 20 Ultra é capaz de diminuir o gasto da bateria em 22%, pois, quando ativo, o celular deixa de atualizar a tela continuamente em 120 Hz, caso o modo esteja ativo, ou até mesmo em 60 Hz, quando não há necessidade.

Samsung Galaxy Note 20 e Galaxy Note 20 Ultra

De resto, a tela do Galaxy Note 20 Ultra mede 6,9 polegadas e possui resolução Quad HD+ (3088 x 1440 pixels). Entre os destaques do sucessor do Galaxy Note 10+ está a nova S Pen, cuja latência caiu para 9 milissegundos para tornar a escrita no celular mais natural.

O conjunto fotográfico é outro chamariz do celular, com câmera principal de 108 megapixels. Já a ficha técnica é avançada, formada pelo processador Exynos 990 (Brasil) e Snapdragon 865 Plus (Estados Unidos e a Coreia do Sul), 8 GB ou 12 GB de RAM, armazenamento de até 512 GB e bateria de 4.500 mAh.

Anunciado no último dia 5 de agosto junto com o novo Galaxy Z Fold 2, que vem a suceder o celular dobrável Galaxy Fold, as vendas do celular começam em 21 de agosto. Não há previsão de data e preço de lançamento do Samsung Galaxy Note 20 Ultra no Brasil.

Com informações: AnandTech e SamMobile

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados