Facebook Lite para iPhone vai ser descontinuado

Lançado em poucos países, como o Brasil, Facebook Lite para iOS vai ser encerrado por baixa adesão

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Facebook e Messenger Lite para iOS (Foto: Paulo Higa)

Desenvolvido originalmente para smartphones Android antigos ou com hardware modesto, o Facebook Lite chegou a ganhar uma versão para iPhone. Mas ela está com os dias contados: o aplicativo vai ser descontinuado em breve e já não é possível baixá-lo na App Store.

A informação vem do MacMagazine. Ao veículo, o Facebook informou que o Facebook Lite teve adoção limitada no iOS e que, ao mesmo tempo, vem fazendo melhorias para aprimorar a experiência do usuário em seus aplicativos principais. É por isso que o Facebook Lite vai ser descontinuado.

Se o aplicativo fizer falta, vai ser para pouca gente. O Facebook Lite para iPhone foi lançado na Turquia, em 2018. Ele foi disponibilizado em outros mercados, mas poucos, como o Brasil: em março de 2019, o aplicativo apareceu na App Store brasileira ao lado do Messenger Lite — como destaca o MacMagazine, este continua por lá.

O principal atrativo do Facebook Lite era a leveza. Enquanto o app original da rede social tem aproximadamente 250 MB, o tamanho da versão Lite era inferior a 10 MB. Ele podia rodar com alguma desenvoltura em iPhones antigos ou com pouco espaço para armazenamento, por exemplo.

Aviso sobre o fim do Facebook Lite (imagem: @DalvaVeronica)

Aviso sobre o fim do Facebook Lite para iOS (imagem: @DalvaVeronica)

Alguns usuários também recorriam à versão Lite porque queriam ter somente acesso ocasional ao Facebook. Como o aplicativo oferecia apenas recursos básicos, ele fazia o serviço ser menos “viciante”.

Ainda não há data para o fim do suporte ao Facebook Lite, mas os usuários dessa versão já estão sendo notificados sobre a necessidade de instalar o aplicativo original da rede social.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados