O consumidor, mais uma vez, se dá mal

Bia Kunze
Por
• Atualizado há 1 semana

Por mais que a gente bata na mesma tecla, nunca é demais voltar a esse assunto: o quanto nós, consumidores, estamos abandonados à nossa própria sorte. Falo especificamente da decisão da justiça suspendendo a validade da Nota Técnica do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) de considerar o aparelho celular como serviço essencial.

Anotem bem o nome da juíza: Maria Fernanda de Toledo Rodovalho, da 12ª Vara da Fazenda Pública, de São Paulo. Foi ela quem decidiu que as empresas não são obrigadas a trocar de imediato celulares que saíram das lojas com defeito.

É curioso: considera-se os serviços de telecomunicações como essenciais, mas o aparelho, que serve de suporte, não. Sem ele simplesmente não há serviço!

Como à decisão cabe recurso, só nos resta esperar. E lamentar.

Com esse episódio, aproveito para puxar o gancho do quanto nossas assistências técnicas são burocráticas e ruins. Não é raro ficarmos sem nossos aparelhos durante todo o prazo para conserto, que é de um mês. Para piorar, são comuns histórias de idas-e-voltas por não solução do problema. Daí seguem-se 2, 3, 4 meses… E nada. Cansado, o consumidor que não pode ficar sem seu aparelho – importante ferramenta de trabalho de muitos – desiste e compra outro. Há ainda os casos em que, fora da garantia, o orçamento do reparo chega perto do valor de um aparelho novo.

Em ambas as situações, estamos compactuando com a iniciativa das empresas de promover a rápida troca de aparelhos, retroalimentando uma indústria que, ao invés de oferecer inovações tecnológicas, quer impô-las, pensando unicamente no lucro.

Somam-se a isso as falhas na legislação: os produtos fabricados na Zona Franca de Manaus recebem isenção de impostos, o que não acontece com as peças de reposição!

Há modelos de aparelhos que são mais recorrentes nos problemas, o que nos leva a cogitar se não há alguma falha estrutural. Mesmo assim, donos desses aparelhos são os que mais sofrem, pois frequentemente a empresa fabricante retorna as queixas dizendo que não foram encontrados defeitos.

O pós-venda de muitas empresas continua péssimo, como sempre foi. São cobranças indevidas, falta de informações, falta de acessórios, falta de assistências, problemas com entregas, e aquele eterno email blasé: “obrigado pelo contato, nossa preocupação maior é o bem dos consumidores, mas não podemos fazer nada por você.”

E o que dizer de aparelhos que simplesmente não têm assistência técnica no país? É o caso do iPhone da Apple, pelo menos do ponto de vista oficial. Corriam rumores que a Anatel estava atrasando a homologação do novo modelo, o iPhone 4, por causa disso. Segundo o Correio Braziliense, a agência não estaria satisfeita com a assistência técnica do smartphone no Brasil.

Quem é que, como consumidor, não tem uma história de terror para contar? Resta esperar que apareça alguém que realmente nos represente com mais vigor, fazendo valer nossos direitos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bia Kunze

Bia Kunze

Ex-colunista

Bia Kunze é consultora e palestrante em tecnologia móvel e novas mídias. Foi colunista no Tecnoblog entre 2009 e 2013, escrevendo sobre temas relacionados a sua área de conhecimento como smartphones e internet. Ela também criou o blog Garota Sem Fio e o podcast PodSemFio. O programa foi um dos vencedores do concurso The Best Of The Blogs, da empresa alemã Deutsche Welle, em 2006.

Relacionados