Início » Aplicativos e Software » Como deixar o Mac mais rápido [6 dicas no macOS]

Como deixar o Mac mais rápido [6 dicas no macOS]

Seu Mac não roda do jeito que você gostaria? Leia esta lista com algumas dicas para deixar o macOS mais rápido

Bárbara Chieregate Por

Com o uso e o passar do tempo, é bem provável que seu macOS não tenha o mesmo desempenho dos primeiros meses (ou até anos). Isso é normal e não há motivos para entrar em desespero, mas existem algumas dicas que podem melhorar a performance do computador. Veja na lista abaixo como deixar o Mac mais rápido.

omo deixar o Mac mais rápido/Howard Bouchevereau/Unsplash

Como deixar o Mac mais rápido [6 dicas no macOS]

Depois de seguir as dicas abaixo, seu macOS rodará com mais leveza. Teste algumas delas — ou todas!

Feche aplicativos que não estão em uso

Não é raro esquecermos aplicativos abertos no computador. Além disso, na maioria das vezes, o “X” (botão vermelho) não fecha o app por completo, apenas uma janela específica.

Como saber se você de fato fechou o aplicativo ou se ele ainda está rodando no background do Mac? Olhe para o seu dock, a barra com todos os apps instalados. Os que estão abertos têm um ponto cinza abaixo deles.

Para fechá-los, clique com o botão direito sobre o ícone do programa e selecione “Fechar”. Se preferir, também pode abrir o app e pressionar Command(⌘)+Q. Isso vai encerrar o app por completo.

Use o Monitor de Atividade

monitor de atividade mac/bárbara Chieregate

O Monitor de Atividade te ajuda a identificar o que está consumindo muita memória ou energia no Mac. Para localizá-lo, pressione Command(⌘)+Barra de espaço e digite “Monitor de atividade”.

Você pode colocar as abas em ordem crescente e ver os aplicativos ou abas que mais demandam do seu computador. Depois de identificá-los, é só fechar os que não estão em uso no momento.

Desabilite programas que iniciam com o Mac

Alguns programas iniciam automaticamente ao ligar o Mac. Enquanto parte deles é essencial para que o sistema operacional rode normalmente, muitos não são necessários.

Ao desabilitar a inicialização automática de certos aplicativos, eles só rodarão quando você de fato abri-los. Depois disso, nada de apps rodando sem necessidade no background.

Saiba como desabilitar programas que iniciam com o Mac.

Remova extensões e controle o número de abas

Cheque a sua lista de extensões nos navegadores (Safari, Chrome, Firefox) e analise quais delas são realmente necessárias.

As extensões instaladas no browser consomem muito da CPU, e uma limpa na lista pode tornar a sua navegação mais rápida.

extensões safari mac

Pelos mesmos motivos, tente não manter várias abas abertas ao mesmo tempo. Um navegador com 30 abas abertas certamente deixará seu Mac mais lento. Tente cultivar o hábito de fechar abas ao terminar de usá-las.

Apesar de serem constantes na vida de muitos usuários, sites como o Facebook, Gmail e Google Drive demandam muito do computador. Deixá-los abertos, mesmo que em segundo plano, pode não ser a melhor ideia do mundo.

Você também pode usar a dica do item anterior e encerrar as abas que mais consomem memória depois de checar o Monitor de Atividade.

Use o Safari como navegador (e delete o cache)

E falando em navegador…

Por ser o browser da Apple, o Safari é otimizado para o macOS e te entregará uma performance superior se comparado a outros navegadores, como Chrome e Firefox. Se puder, opte por ele.

Além disso, de tempos em tempos, limpe o cachê do browser.

Desative efeitos visuais

Alguns efeitos visuais deixam o sistema um pouco mais devagar. Você pode desativar certas opções, como a transparência e a animação ao abrir aplicativos.

  • Vá em “Preferências do Sistema” > “Dock” e troque a caixa “Minimizar janelas usando…” para o Efeito Escala em vez do Efeito Gênio
  • Também em “Preferências do Sistema” > “Dock”, desmarque as caixas “Ampliação” e “Animar abertura de aplicativos”
  • Vá em “Preferências do Sistema” > “Acessibilidade” > “Exibição” e marque a caixa “Reduzir transparência”

dock Mac/Szabo Viktor/unsplash

Como você pode ver, a maioria das dicas envolve a limpeza do computador. Por isso, é importante que algumas sejam feitas com alguma regularidade — é o caso da limpeza de cache, por exemplo —, para que a memória continue sendo esvaziada.

Mais informações em: MacWorld e DigitalTrends

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação