Início » Aplicativos e Software » 99Poupa: categoria com corridas mais baratas chega a novas cidades

99Poupa: categoria com corridas mais baratas chega a novas cidades

Modalidade oferece preços até 30% menores fora do horário pico, e pretende contribuir para aumentar a renda de motoristas

Ana Marques Por

A 99 anunciou, nesta quinta-feira (13), a expansão da categoria 99Poupa para mais 10 cidades brasileiras já nas próximas semanas. Além do Rio de Janeiro e de Manaus, onde as corridas mais baratas já estavam funcionando desde junho, a modalidade chega a Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo. A promessa é de que os usuários consigam redução de até 30% nas tarifas de viagens feitas fora do horário de pico.

99 app tecnoblog

Além de beneficiar os passageiros, a fase piloto também teve impacto positivo para os motoristas, de acordo com um levantamento feito pela própria empresa. No Rio de Janeiro, condutores que aderiram ao 99Poupa tiveram ganhos 17% maiores do que os que não habilitaram a modalidade. Não se sabe, no entanto, se a média de ganhos permanecerá a mesma conforme a popularidade do serviço for aumentando.

O objetivo da nova categoria é oferecer opções “seguras e acessíveis” aos usuários, especialmente em tempos de pandemia, ajudando a evitar aglomerações de pessoas. No entanto, a 99 afirma que o tempo de espera do passageiro pode ser um pouco maior.

O 99Poupa também gera mais corridas para os motoristas em horários de baixa demanda – agora, em vez de ficarem parados por muito tempo à espera de um novo chamado, os condutores poderão preencher momentos vagos com as viagens mais baratas. Os testes no município de Duque de Caxias detectaram 25% de queda no tempo ocioso entre corridas.

Com o novo recurso “trip picker”, disponível em algumas cidades, como o Rio de Janeiro, os motoristas ainda podem escolher as corridas em uma espécie de lista de espera, aceitando a que for mais interessante – por preço, local de início da viagem ou destino.

A 99 informou que a partir de setembro, a modalidade 99Poupa estará disponível em todas as capitais do país.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

² (@centauro)

Eu chuto que não.
No teste piloto a minoria dos motoristas aderiram, então tinha poucos motoristas pra dividir o aumento da demanda, o que acabou gerando um aumento na renda desses motoristas.
Mas se mais motoristas aderem, aumenta a oferta. E se a demanda não acompanhar, vai acabar reduzindo a renda dos motoristas. E considerando que o benefício é para corridas em um horário específico, você não vai necessariamente conseguir aumentar a demanda nesse horário específico só com desconto, já que essa demanda não depende apenas de preço.

Rafael Moreira (@Rafael_Moreira)

Efeito Indriver, fez com que a 99 lançasse essa nova modalidade. Se de certo, provavelmente isso irá substituir as solicitações do 99pop. A Uber também entrou nessa onda, lançando o Uber Promo, que também tem tudo para substituir o UberX.

Já o motorista, parceiro da plataforma, senão gostar é só sair fora. As plataformas vivem da rotatividade, se nessa semana sair 5 motoristas, na outra entra 10 novos motoristas.

O serviço de mobilidade é bom tanto para o motorista como para o passageiro. Porém com o passar do tempo a qualidade do serviço caiu muito. Quando me refiro a qualidade é no geral. Vemos aí, motoristas e entregadores insatisfeitos com a plataforma, o usuário também devido certas atitudes dos parceiros da plataforma, e por aí vai…