Como melhorar o sinal de internet para streaming de vídeos

Aprenda como aprimorar a conexão para assistir filmes, séries ou TV pela internet e confira as alternativas para melhorar o Wi-Fi

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 1 ano
Símbolos de internet Wi-Fi sem fio
Wi-Fi (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

É cada vez mais comum assistir streaming de filmes, séries ou esportes ao vivo pela internet, mas nem sempre a qualidade do Wi-Fi é boa o suficiente para transmissões sem travamentos. Aprenda como melhorar o sinal da sua internet e aprimorar a experiência com sua Smart TV, TV Box ou outros dispositivos.

Certifique a velocidade contratada da sua internet

O primeiro passo é certificar qual a velocidade da sua conexão: se ela for muito lenta, conteúdos da Netflix ou transmissões de futebol ao vivo podem ser interrompidos.

Teste a velocidade da sua internet

Através de um teste de velocidade, verifique as taxas de download, upload e o ping (latência). Caso esteja utilizando uma conexão Wi-Fi, o ideal é fazer o teste próximo do roteador sem fio, na rede de 5 GHz.

Teste de velocidade 4G. Foto: Lucas Braga/Tecnoblog
Teste de velocidade (Imagem: Lucas Braga/Tecnoblog)

Durante o teste, evite as redes Wi-Fi de 2,4 GHz: por possuírem maior alcance, elas são mais suscetíveis a interferências. Além disso elas possuem menor capacidade e dificilmente atingem taxas de transferência acima de 80 Mb/s.

Se o resultado estiver muito abaixo da velocidade contratada, entre em contato com a operadora para verificar se há alguma manutenção a ser feita.

Entenda se sua internet é boa para vídeos

É importante calcular a velocidade de internet ideal para o seu uso doméstico. Leve em conta a quantidade de dispositivos simultâneos, pois se a capacidade for insuficiente é possível que a experiência com a internet não seja boa.

Melhore o sinal do Wi-Fi

A distância entre o roteador e seu dispositivo impacta diretamente na qualidade do sinal do Wi-Fi: se o equipamento estiver distante demais, o sinal fica mais fraco e a internet fica mais suscetível a quedas e lentidão.

O roteador não pode ficar muito longe do seu dispositivo
O roteador não pode ficar muito longe do seu dispositivo (Imagem: Unsplash)

Roteadores com tecnologias mais antigas e alguns modems de operadora com Wi-Fi embutido também podem ser prejudiciais para streaming de vídeo: eles podem não suportar tráfego intenso de dados, comprometendo o desempenho e resultando em atraso ou interrupções nas transmissões ao vivo.

Para melhorar o sinal do Wi-Fi, é importantíssimo que o roteador esteja em um local estratégico da sua casa para atender a demanda de internet dos dispositivos.

Se o reposicionamento não for possível, uma alternativa é investir em um kit de roteador Wi-Fi mesh, que contém vários equipamentos para espalhar o sinal do Wi-Fi pela casa.

Utilize um cabo de rede (Ethernet)

Se possível, utilize sua Smart TV ou TV Box conectada no cabo de rede em vez do Wi-Fi. Por não sofrer interferências de redes vizinhas, o cabo permite maior estabilidade de conexão, o que pode melhorar streamings de vídeo.

Cabo Ethernet de internet (Imagem: Mario Alberto Magallanes Trejo / FreeImages)
Uso de cabo Ethernet pode melhorar streaming (Imagem: Mario Alberto Magallanes Trejo / FreeImages)

Se o roteador está próximo ao equipamento, basta comprar um cabo de rede e conectar nas duas extremidades. Caso esteja num cômodo distante, é possível comprar um cabo com até 100 metros de distância e passá-lo cabo através de conduítes existentes na sua residência — nesse caso você também irá precisar aprender a crimpar os conectores.

Desconecte dispositivos da rede sem fio

Tudo o que você não quer durante um jogo da Copa do Mundo ou numa estreia de série na HBO Max é ter a transmissão interrompida porque outros dispositivos estão fazendo download de uma atualização automática naquele exato momento.

Verifique quais dispositivos estão conectados ao seu Wi-Fi e desligue aqueles que não são necessários naquele momento. Caso encontre algum intruso na rede, pode ser interessante trocar a senha da sua rede sem fio.

Usando celular. Foto: terimakasih0/Pixabay
Desconecte dispositivos desnecessários (Imagem: terimakasih0/Pixabay)

⚠️ Travamentos de internet com IPTV pirata

Se você sofre problemas com transmissões de IPTV pirata, há grandes chances do problema não estar relacionado à sua internet — especialmente se não houver falhas em transmissões com outros serviços legítimos, como Netflix ou YouTube.

As quedas no IPTV costumam acontecer porque os servidores piratas são compartilhados com muitas pessoas. Quanto mais transmissões estiverem acontecendo, maior a chance de interrupções e queda no sinal.

Nesse caso, não há muito o que fazer além de usar um serviço de streaming legítimo, que investem nas redes de distribuição de conteúdo (CDNs) em parceria com as operadoras de internet. Esse tipo de solução garante transmissões mais fluidas e com menos engasgos que o IPTV pirata.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Wi-Fi na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados