Google Play também bane Fortnite para Android após disputa com Epic

Epic tenta contornar taxa de 30% cobrada por lojas de apps; empresa ofereceu desconto permanente para compras diretas

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Fortnite / Epic Games (Foto: Reprodução / Felipe Vinha)

O Google bloqueou na noite desta quinta-feira (13) a distribuição de Fortnite por meio da Play Store. O battle royale já havia sido suspenso na App Store após violar as diretrizes da Apple. As responsáveis pelo Android e iOS travam uma batalha contra a Epic Games, que tenta contornar a taxa cobrada pelas lojas de aplicativos em compras dentro do jogo.

A briga começou quando a Epic Games lançou uma nova modalidade de pagamentos dentro de Fortnite: seria possível adquirir conteúdos do jogo diretamente com a desenvolvedora, sem passar pelo método tradicional de compras in-app de Google e Apple. Com a novidade, os usuários poderiam comprar V-Bucks, a moeda do game, com descontos de até 20% de forma permanente.

É claro que o Google Play e a App Store não gostaram nem um pouco da ideia, já que as lojas ganham uma comissão de 30% para qualquer compra realizada dentro de aplicativos. A Apple, por não oferecer alternativas para baixar aplicativos no iOS, está na mira de outras empresas de tecnologia e tenta provar ao mercado que suas taxas não são anticompetitivas.

Fortnite para Android ainda pode ser baixado

Em comunicado, o Google confirma o banimento do jogo na principal loja de aplicativos do Android: “Embora Fortnite permaneça disponível no Android, não podemos mais disponibilizá-lo na Play Store porque viola nossas políticas. No entanto, deixamos em aberto a possibilidade de continuar nossas discussões com a Epic e trazer Fortnite de volta ao Google Play”.

O Google ressalta que Fortnite ainda pode ser baixado por outros meios. “O ecossistema aberto do Android permite que os desenvolvedores distribuam apps por meio de múltiplas lojas de apps. Para os desenvolvedores de jogos que optarem por usar a Play Store, temos políticas consistentes que são justas para desenvolvedores e mantêm a loja segura para os usuários”, diz a empresa.

Fortnite para Android continua sendo distribuído por meio do site oficial, que permite baixar o APK do jogo para instalá-lo manualmente. A Epic Games também incentiva o download do game por meio da Samsung Galaxy Store.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados