O Google quer testar uma nova forma exibição de URLs no Chrome, mostrando apenas o nome do domínio, em vez do endereço completo na barra do navegador. O objetivo é deixar mais evidente para o usuário quando houver elementos suspeitos no domínio, que podem indicar a tentativa de phishing. O recurso apareceu em caráter experimental na versão 86 do browser, que deve ser lançada entre setembro e outubro de 2020.
- Google Chrome 86 tem modo lite para economizar dados em vídeos
- Google adia morte dos apps na Chrome Web Store
Em um estudo realizado pelo Google, mais de 60% dos usuários clicaram em uma URL por engano, apenas por visualizarem o nome de uma marca conhecida ao longo do endereço.
A ideia do experimento no Chrome 86 é chamar a atenção para a parte “mais significativa” da URL, o que poderia contribuir para a identificação de nomes estranhos ou erros de digitação (como “tecnoblogg.net” com dois “g”, o que está incorreto e poderia ser fruto de uma ação maliciosa). Outros navegadores, como o Safari, já utilizam essa solução.
De acordo com o Google, essa forma de exibição aparecerá apenas para um grupo aleatório de usuários do navegador, inicialmente. Caso você seja um dos selecionados, será possível desativar o recurso para voltar a ver a URL completa. Para isso, bastará clicar com o botão direito do mouse no endereço e marcar a opção “Sempre mostrar URLs completas”, como mostra a imagem a seguir (em inglês).
Caso se prove eficaz contra golpes, é possível que a novidade chegue para todos de forma permanente em atualizações futuras do Chrome.
Para testar esse recurso do Chrome 86 agora, você deve baixar o Chrome Canary e acessar chrome://flags – em seguida ative as opções:
- #omnibox-ui-reveal-steady-state-url-path-query-and-ref-on-hover
- #omnibox-ui-sometimes-elide-to-registrable-domain
- Optionally, #omnibox-ui-hide-steady-state-url-path-query-and-ref-on-interaction (essa opção mostra a URL completa até que você interaja com a página).
Lembre-se que o Canary é uma versão experimental do Chrome, e está sujeito a (muitos) bugs e instabilidade.
Com informações: Google
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Eu preciso ler o paper todo, mas tem umas coisas interessantes na pesquisa que fizeram.
Na conclusão eles falam que:
Superestimação das próprias capacidades.
E como ficaria para compartilhar, se eu quiser copiar o URL?
Pela matéria não consegui perceber, mas seria só exibição? se eu clicar na barra do navegador aparece o endereço completo?
Sim, essa é a ideia. Igual já acontece com o “http://www”, que só aparece quando você clica ou copia e cola.
Ao invés de eles esconderem o endereço completo, eles deveriam NEGRITAR apenas o dominio e o tld… também ajudaria se eles colocassem todo o dominio e tld em maiusculo. (Negritar serve para destacar o dominio/tld. maiusculo serve para acabar com a fulia de rn se passando por m, I [i maiúsculo] se passando por l [L minusculo] e etc.)
Não adianta nada esconder o resto do url se o dominio for parecido
Seria igual no Safari. Tocou na barra de endereço ela expande a URL