Epic processa Google após banimento de Fortnite na Play Store

Download de Fortnite para Android não está mais disponível no Google Play; jogo também foi banido da App Store para iPhone

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Fortnite / Epic Games (Foto: Divulgação)

A Epic Games abriu um processo contra o Google na noite desta quinta-feira (13) após ter seu jogo Fortnite para Android banido da Play Store. O Google alega que todos os desenvolvedores precisam seguir as mesmas regras e pagar a taxa de 30% para compras dentro de aplicativos. Já a dona do battle royale afirma que as restrições impostas pelo Google constituem um monopólio.

O processo da Epic Games, divulgado em um PDF de 63 páginas, argumenta que o Google cobra uma taxa “exorbitante” de 30% sobre qualquer transação feita dentro de aplicativos, comissão que chega a ser “dez vezes maior” que em outras soluções de pagamento. Segundo a dona de Fortnite, o Google “impõe restrições anticompetitivas” e não dá aos usuários a possibilidade de compras diretas, com preços menores.

Fortnite no Android chegou primeiro fora do Google Play

A desenvolvedora também abriu um processo semelhante contra a Apple e a App Store, mas o caso contra o Google é mais complicado porque o Android permite a instalação de aplicativos por meios externos. Fortnite, inclusive, estava disponível apenas para download no site da Epic Games nos primeiros meses e só chegou à Play Store em abril de 2020.

Ainda assim, na época do lançamento de Fortnite no Google Play, a Epic reclamou das restrições do Google, que “coloca em desvantagem o software para download fora do Google Play, por meio de medidas técnicas e comerciais, como pop-ups assustadores e repetitivos de segurança para software baixado e atualizado, acordos e transações restritivas de fabricantes e operadoras”.

Em comunicado, o Google confirma o banimento do jogo na principal loja de aplicativos do Android: “Embora Fortnite permaneça disponível no Android, não podemos mais disponibilizá-lo na Play Store porque viola nossas políticas. No entanto, deixamos em aberto a possibilidade de continuar nossas discussões com a Epic e trazer Fortnite de volta ao Google Play”.

O Google ressalta que Fortnite ainda pode ser baixado por outros meios. “O ecossistema aberto do Android permite que os desenvolvedores distribuam apps por meio de múltiplas lojas de apps. Para os desenvolvedores de jogos que optarem por usar a Play Store, temos políticas consistentes que são justas para desenvolvedores e mantêm a loja segura para os usuários”, diz a empresa.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados