Facebook testa vídeos ao estilo TikTok em app principal na Índia

Por enquanto, o recurso está sendo testado no app principal na Índia. “Vídeos curtos são extremamente populares”, disse um porta-voz do Facebook

Darlan Helder
Por
• Atualizado há 2 anos
Facebook no iOS / Foto por Thomas Ulrich/Pixabay

O Facebook já criou o Instagram Reels para concorrer com o popular TikTok, mas parece que a empresa não está 100% satisfeita com o “novo recurso” e resolveu levar os vídeos curtos para o aplicativo principal. Por enquanto, os testes estão sendo feitos na Índia, onde o TikTok e outros 59 aplicativos chineses foram banidos por ordem do Ministério da Tecnologia da Informação da Índia.

Batizada de “Vídeos curtos”, a versão do Facebook aparece no feed de notícias e as pessoas podem produzir seus vídeos divertidos clicando no botão “criar”, como mostra a imagem compartilhada pelo consultor de mídia social Matt Navarra, que descobriu os testes ontem (13).

Para ver os conteúdos, você só precisa deslizar a tela, ou seja, nada muito diferente do TikTok. A versão testada ainda permite interação com curtidas e comentários. “Parece ser um acréscimo ao Instagram Reels”, escreveu Navarra.

O Facebook confirmou que testa o recurso no aplicativo principal. “Estamos sempre testando novas ferramentas criativas para que possamos aprender sobre como as pessoas querem se expressar”, disse um porta-voz da empresa ao portal TechCrunch. “Vídeos curtos são extremamente populares e estamos procurando novas maneiras de fornecer essa experiência para que as pessoas se conectem, criem e compartilhem no Facebook”.

Com a ausência do TikTok no mercado indiano, o Facebook passou a apresentar bons números no país. Uma fonte revelou ao TechCrunch que, com a proibição do app chinês, o envolvimento dos serviços do Facebook cresceu mais de 25% no país.

Ainda assim, as empresas de Mark Zuckerberg não estão sozinhas em busca de atrair os usuários solitários que perderam o TikTok. Algumas startups já lançaram serviços parecidos com o TikTok. Vale ainda lembrar que até mesmo o YouTube entrou na onda e já testa vídeos curtos de até 15 segundos, de olho nessa funcionalidade “extremamente popular”.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Darlan Helder

Darlan Helder

Ex-autor

Darlan Helder é jornalista e escreve sobre tecnologia desde 2019. Já analisou mais de 200 produtos, de smartphones e TVs a fones de ouvido e lâmpadas inteligentes. Também cobriu eventos de gigantes do setor, como Apple, Samsung, Motorola, LG, Xiaomi, Google, MediaTek, dentre outras. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022. Ganhou menção honrosa no 15º Prêmio SAE de Jornalismo 2021 com a reportagem "Onde estão os carros autônomos que nos prometeram?", publicada no Tecnoblog. 

Canal Exclusivo

Relacionados