Tecnoblog
Início » Aplicativos e Software » Edite documentos do Google Docs direto no Linux

Edite documentos do Google Docs direto no Linux

Uma das vantagens do Linux é que volta e meia aparecem ferramentas e soluções simples para problemas que você nem sabia que tinha. Por exemplo, editar um arquivo no Google Docs: você pode optar pela edição direto na interface web, o que limita um pouco a edição do arquivo, ou usar um editor offline (como o OpenOffice ou o Gedit) e depois ter todo o trabalho de exportar o arquivo salvo para o GDocs.

É uma questão de escolha, mas não seria interessante se pudéssemos acessar os documentos do GDocs direto do Nautilus, podendo editá-los no programa predileto, com atualização automática para sua conta no Google Docs?

E é exatamente isso o que o gdocs-mount faz. Ao instalar o programa e digitar seu login do Google, o programa cria uma nova "partição" no seu Linux, que nada mais é do que a sua pasta do Google Docs. Assim, é possível criar, apagar e editar documentos localmente, usando o OpenOffice ou qualquer outro programa que você quiser.

OpenOffice | Clique para ampliar

Legal, mas como funciona a mágica?

Primeiro, precisamos adicionar um repositório ao apt e instalar um simples pacote. Se você morre de medo do terminal pode usar o Synaptic, mas acredite, é bem mais simples pelo terminal. Apenas digite os dois comandos abaixo, informando a senha do root quando necessário:

sudo add-apt-repository ppa:doctormo/ppa
sudo apt-get update && sudo apt-get install gdocs-mount-gtk

Perca o medo do Terminal; Ele não morde | Clique para ampliar

Se você já mantem seu sistema instalado, todo o processo deve durar uns dois minutos. Depois de instalado, vá no menu Aplicativos > Acessórios > Google Docs Connection. O programa vai pedir seu login do Google:

Uma vez preenchido, um novo ícone vai aparecer na sua área de trabalho, mostrando que a montagem da partição foi bem sucedida:

Ao abrir a pasta, temos todos os arquivos do GDocs disponíveis:

Se você mover um arquivo para essa pasta, ele vai "automagicamente" para sua conta do GDocs | Clique para ampliar

Aí, basta usar como se fosse uma pasta normal do sistema. Ao salvar o arquivo - seja ele um documento de texto, uma apresentação ou uma planilha -, o programa automaticamente vai sincronizar com o Gocs. Assim, se você quiser, poderá continuar editando o arquivo normalmente em outro computador.