Tecnoblog
Início » Internet » Qual o melhor DNS [e por que?]

Qual o melhor DNS [e por que?]

Analisamos a velocidade e segurança dos sistemas de nomes de domínio mais conhecidos e sugerimos qual o melhor DNS para você

Utilizar um bom serviço de DNS pode ajudar a melhorar, de forma significativa, a qualidade do acesso à internet. Para ajudar você a tirar o máximo proveito da sua conexão, nós testamos os mais conhecidos para concluir: afinal, qual é o melhor DNS?

Qual o melhor DNS?

Para tentar definir, comparamos os principais serviços grátis disponíveis e analisamos dois aspectos diferentes: a privacidade e a velocidade. Abaixo, você conhece os serviços analisados e, ao final do texto, a nossa conclusão de qual é o melhor DNS gratuito.

Google DNS (8.8.8.8 e 8.8.4.4)

O Google DNS conta com toda a infraestrutura do Google para oferecer um dos DNS mais rápidos. Isso é possível, entre outras coisas, graças ao motor de buscas do Google, que varre a internet, de forma ininterrupta, em busca de novos domínios e páginas.

Em contrapartida, diferentemente do que é oferecido por outros serviços do mesmo tipo, o DNS do Google não oferece filtros que permitam o bloqueio de acesso a sites maliciosos e domínios associados a botnets (usadas em ataques DDoS) e de phishing.

OpenDNS (208.67.222.222 e 208.67.220.220)

O OpenDNS é um dos mais conhecidos no mundo. Além de fornecer um acesso veloz, conta com uma série de ferramentas que permitem que os usuários criem listas de domínios a serem bloqueados ou utilizem categorias pré-criadas pelo serviço para impedir o acesso a determinados tipos de sites e evitar a exibição de publicidade.

Cloudflare DNS (1.1.1.1 e 1.0.0.1)

Mais conhecida pelo seu serviço de entrega de conteúdo (CDN), utilizado por milhões de sites ao redor do mundo, a empresa também oferece aos usuários o Cloudflare DNS.

A ferramenta promete, além de velocidade, privacidade, com a eliminação dos registros de log do usuário a cada 24 horas. Também promete não coletar dados referentes a hábitos de navegação na internet que poderiam ser repassados a terceiros.

Quad9 (9.9.9.9)

Assim como os demais, o DNS da Quad9 se preocupa muito com a velocidade de resolução dos domínios, mas vai além. Ele conta com 19 listas de domínios maliciosos que são atualizadas constantemente. Quando um endereço que faz a distribuição de malware é requisitado, o IP não é resolvido e o acesso não é completado.

Também se preocupa com a privacidade, afirmando que, quando é necessário armazenar dados dos usuários, isso é feito de forma anônima. Ele também conta com uma “lista dourada” de domínios que nunca devem ser bloqueados, como os do Google, da Amazon e da Microsoft, além de ter servidores de DNS espalhados em 90 países.

Análise

Pode parecer simples, mas não é tão fácil apontar o melhor DNS disponível de forma gratuita. Então, para sermos justos, analisamos a lista acima de duas formas:

  • velocidade
  • privacidade

Confira, abaixo, como se deu a análise de cada um dos aspectos.

Velocidade

Para analisarmos a velocidade com que os servidores DNS resolvem uma consulta de um domínio e respondem com o respectivo IP, foi utilizada a ferramenta DNS Benchmark. Foram feitos cinco testes distintos e utilizadas as médias de velocidade de resposta.

Analisamos o tempo de resposta (em milissegundos) para uma solicitação de um domínio já armazenado no Cache DNS e para uma nova solicitação e o resultado mostra a velocidade mínima, média e máxima das respostas. Lembrando que, quanto menor a velocidade, mais rápido poderá ser o acesso.

Pesquisa já armazenada em cache

Servidor DNS Mínima (ms) Média (ms) Máxima (ms)
Google DNS 3 6 9
Comodo Secure DNS 3 6 9
Cloudflare 3 6 10
OpenDNS 3 6 10
Quad9 3 7 11

Pesquisa não armazenada em cache

Servidor DNS Mínima (ms) Média (ms) Máxima (ms)
Google DNS 11 101 380
Comodo Secure DNS 9 102 381
Cloudflare 11 103 378
Quad9 15 104 385
OpenDNS 12 105 385

Privacidade

Para definirmos o serviço de DNS que mais protege a privacidade dos usuários, levamos em consideração toda a política de segurança dos dados divulgada pelos próprios.

Resultado

Como a diferença entre as velocidades de resolução dos servidores é mínima, haja vista as tabelas acima que indicam um empate entre o Google DNS e o Cloudflare DNS nos domínios armazenados em cache e uma diferença de apenas um milissegundo quando não há o domínio em cache, o aspecto da privacidade acabou tendo um peso muito maior na escolha do vencedor deste rápido comparativo de melhor DNS.

Assim, o Cloudflare DNS leva a melhor não somente por afirmar que exclui os dados de navegação do usuário armazenados, mas por ter se submetido a auditoria externa, que comprovou que tais medidas realmente são cumpridas pela empresa americana.

Com informações: OpenDNS, Google DNS, Cloudflare DNS e Quad9

Comentários da Comunidade

Participe da discussão

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação