Como abrir dois WhatsApp Web no mesmo computador

Tutorial mostra formas de abrir dois WhatsApp Web para usar contas diferentes do mensageiro no PC

Gustavo de Lima Inacio Lucas Lima
Por e
• Atualizado há 5 dias
Montagem com um computador com a tela do WhatsApp Web
Saiba como usar dois WhatsApp Web num mesmo computador (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Abrir dois WhatsApp Web se trata do processo para usar duas contas diferentes do mensageiro no mesmo computador. Existem alternativas para fazer isso, considerando que a Meta ainda não permite logar em mais de uma conta do WhatsApp na mesma sessão do navegador.

Ao tentar abrir uma segunda guia do WhatsApp Web no navegador, a guia antiga do mensageiro é pausada para dar vez à nova.

As saídas para contornar essa limitação envolvem usar uma guia anônima, um navegador diferente, extensões no Google Chrome ou até mesmo a versão Desktop do WhatsApp.

A seguir, saiba como abrir dois WhatsApp Web no mesmo computador.

Use um navegador alternativo para abrir dois WhatsApp Web no PC

Uma saída fácil para usar o dois WhatsApp Web em um mesmo PC é utilizar navegadores diferentes. Caso seu navegador principal seja o Google Chrome, você pode usar o Microsoft Edge, o Opera ou o Firefox, por exemplo. Com esse método existe a vantagem de manter a sessão do WhatsApp Web sempre aberta.

Para isso, basta apenas abrir o seu navegador secundário do computador, acessar “web.whatsapp.com” e escanear o QR Code. Assim, poderá logar dois WhatsApp no PC, funcionando simultaneamente, sem dificuldades, não sendo preciso ficar escaneando o QR Code a cada sessão.

Captura de tela mostra dois navegadores diferentes com o WhatsApp Web abertos de forma simultânea
Uma solução fácil é usar dois navegadores diferentes para logar dois WhatsApp Web. A vantagem desse método é não precisar fazer login com QR Code a cada acesso. (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Use uma guia anônima para abrir o segundo WhatsApp Web no PC

Outra solução é usar o modo anônimo do navegador para executar dois WhatsApp no PC, com a desvantagem de ser preciso escanear o QR Code sempre que for conectar o segundo WhatsApp. Isso acontece porque o modo anônimo não armazena histórico, cookies e dados durante a utilização.

1. Abra o modo anônimo do navegador

Para abrir o modo anônimo, com o navegador aberto, pressione “Ctrl+Shift+N” — trata-se do mesmo comando nos principais navegadores do mercado.

Captura de tela mostra modo anônimo do navegador
Pressione “Ctrl+Shift+N” para abrir o modo anônimo do navegador (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

2. Acesse o WhatsApp Web na guia anônima do navegador

Com a página anônima/privada aberta no navegador, digite “web.whatsapp.com” na barra de endereços e pressione “Enter”.

Captura de tela mostra navegador no modo anônimo com "web.whatsapp.com" escrito na barra de endereços
Digite “web.whatsapp.com” na barra de endereços para acessar o WhatsApp Web (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

3. Escaneie o QR Code com seu celular

Com a página carregada, siga as instruções descritas para escanear o QR Code. Com isso, será feito o login na sua conta do mensageiro. Importante destacar que o login é mais rápido caso o computador e o celular estejam na mesma rede Wi-Fi. Com dados móveis, o processo pode ser mais lento.

Captura de tela mostra navegador no modo anônimo com página do WhatsApp Web carregada
Agora basta logar no WhatsApp Web e ter duas contas WhatsApp Web logadas. (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Use uma extensão para Chrome para abrir dois WhatsApp Web no PC

O SessionBox é uma extensão para Chrome que permite conectar dois WhatsApp no PC, criando múltiplas sessões e permitindo abrir duas ou mais abas do mensageiro ao mesmo tempo. É preciso baixá-lo na loja de extensões do Chrome para usar. Porém, assim como acontece com o modo anônimo, será preciso ler o QR Code toda vez que for usar.

1. Baixe a extensão SessionBox da loja de extensões do Chrome

Abra a página da extensão “SessionBox – Multi login to any website” na loja de extensões do Chrome e clique em “Usar no Chrome”.

Captura de tela exibe a página da extensão SessionBox na Chrome Web Store
Clique em “Usar no Chrome” para baixar a extensão SessionBox no Chrome (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

2. Instale a extensão para usar dois WhatsApp Web no PC

Uma pequena janela aparecerá, onde você deve apertar o botão “Adicionar extensão”. A extensão será instalada e uma página de confirmação surgirá. Feche-a.

Captura de tela mostra janela pop-up pedindo autorização para instalar a extensão SessionBox
Clique em “Adicionar a Extensão” para instalar o SessionBox (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

3. Acesse o WhatsApp Web

Abra uma nova guia do navegador e acesse “web.whatsapp.com”. Caso não esteja conectado, conecte-se normalmente escaneando o QR Code.

Captura de tela mostra página carregada do WhatsApp Web
Abra a página do WhatsApp Web e faça login, caso não esteja conectado (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

4. Ative a extensão “SessionBox”‘

Clique no ícone em formato de “peça de quebra-cabeça” logo à direita da barra de endereços e selecione “SessionBox”. Crie uma conta e faça o login. Na pequena janela, clique no ícone “+”, que abrirá uma nova guia do WhatsApp Web.

Captura de tela mostra extensão SessionBox, com seta vermelha indicando o símbolo "+"
Abra o SessionBox, crie uma conta, faça login e clique no “+” ao lado de “web.whatsapp.com” (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

5. Faça o login na segunda conta do WhatsApp

Agora basta fazer o login normalmente. Para isso, siga os passos da página e escaneie o QR Core. Com isso, você poderá conectar dois WhatsApp no PC.

Captura de tela mostra página do navegador com duas guias do WhatsApp Web
A extensão criará uma nova guia do WhatsApp Web, permitindo o login da segunda conta (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Use o WhatsApp Desktop como alternativa ao segundo WhatsApp Web

O WhatsApp Desktop é o aplicativo oficial do mensageiro que funciona de forma independente de um navegador, disponível para o Windows 10, Windows 11 e macOS11 ou mais recente. Infelizmente, o WhatsApp Desktop não está disponível para o Windows 7.

Com isso, é possível manter duas contas de WhatsApp abertas no mesmo PC, com a outra conectada no WhatsApp Web pelo navegador, por exemplo. Basta baixar e instalar o WhatsApp no PC.

Captura de tela mostra o WhatsApp Web e o app WhatsApp Desktop abertos de forma simultânea
WhatsApp Desktop é independente do WhatsApp Web, permitindo ter duas contas diferentes num mesmo PC. Infelizmente, só está disponível oficialmente para o Windows 10 e Windows 11 (Imagem: Reprodução/WhatsApp)

Tem limite de quantos WhatsApp Web eu posso abrir no computador?

Não. Oficialmente você pode ter uma sessão diferente do WhatsApp Web em cada navegador diferente que tiver instalado em seu computador, além do WhatsApp Desktop, claro. Ou seja, caso tenha quatro navegadores diferentes, pode ter uma sessão do WhatsApp Web em cada.

Posso usar a mesma conta do WhatsApp em dois PCs com WhatsApp Web?

Sim. O funcionamento do WhatsApp Web se baseia em ser uma extensão do aplicativo por meio do navegador. É possível usar o WhatsApp Web em mais de um PC simultaneamente, com um limite de até quatro dispositivos por conta. Basta escanear o QR Core para fazer o login em cada um dos PCs. Importante destacar que a sessão é desconectada automaticamente depois de 14 dias sem uso.

Consigo usar dois WhatsApp no mesmo celular?

Sim. O WhatsApp permite usar dois WhatsApp no celular com números diferentes. No Android essa configuração é feita no mesmo aplicativo. Já no iPhone, é necessário usar o WhatsApp Business para cadastrar outro número.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Gustavo de Lima Inacio

Gustavo de Lima Inacio

Especializado em tecnologia, Gustavo de Lima Inacio produz conteúdo sobre tecnologia desde 2015. Fanático por games, smartphones e PCs, tem passagens por TudoCelular e Canaltech, e é roteirista do canal Matheus Kise no YouTube.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados