Início » Aplicativos e Software » Google Assistente envia áudio no WhatsApp através de novo comando

Google Assistente envia áudio no WhatsApp através de novo comando

O Google Assistente pode ser utilizado também no iPhone, mas mensagem pelo WhatsApp só pode ser enviada por usuários Android

André Fogaça Por

O Google Assistente comemora nesta segunda-feira (17) três anos da formação no curso de português, que foi quando começou a falar o nosso idioma em todos os smartphones Android compatíveis. Além do bolo de aniversário, a data traz um novo recurso que pode ser importante para muitas pessoas: usar o Google Assistente para enviar mensagem de áudio pelo WhatsApp.

LG K51S com Google Assistente

A nova ferramenta pode ser acessada ao falar, por exemplo, “Ok Google, envie uma mensagem de áudio para o João” ou “Ok Google, envie uma mensagem de áudio para o João dizendo que estou a caminho”. Também é possível iniciar o comando ao pressionar o botão que volta para a tela inicial nos dispositivos, se o comando “OK Google” estiver desligado.

Em testes que fiz, o envio de mensagem de áudio no WhatsApp pelo Google Assistente funcionou normalmente, mas não conseguiu abrir o Telegram e nem o Messenger do Facebook para a mesma função – ambos contam com mensagem de áudio em formato semelhante ao WhatsApp. Ainda nos concorrentes do WhatsApp, é possível realizar uma chamada pelo Duo sem tocar na tela.

“Trabalhamos constantemente para trazer mais recursos ao Google Assistente, para assim torná-lo cada vez mais útil aos brasileiros em seu dia a dia, facilitando a realização de tarefas, por meio da voz e de forma personalizada”, diz Walquiria Saad, líder de parcerias de produto para o Google Assistente no Brasil. “Sabemos que o Brasil é o principal país na utilização de mensagens de áudio pelo celular. Esperamos que essa novidade reforce nosso compromisso de deixar a vida das pessoas ainda menos complicada e mais conveniente”, conclui.

Em pesquisa realizada pela Kantar, junto do próprio Google, o gigante das buscas afirma que o Google Assistente é utilizado ao menos três vezes por semana em 37% dos entrevistados brasileiros, com 21% dos participantes respondendo que utilizam o assistente pessoal todos os dias.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Adriano Angelo (@Angelo)

O Google Assistente vai ser verdadeiramente brasileiro se entender um “manda um Zap…”

Rodolfo Catucci Brasil (@rcbrasil)

Eu testei aqui e aparentemente funcionou. Porém a pessoa alvo das mensagens não conseguiu ouvir. Ao clicar na mensagem, o Whatsapp informa que não foi possível baixar o áudio e pede pra tentar mais tarde. Os dois aparelhos são Android. Será que realmente funciona??

Mickey Sigrist (@Mickey)

Talvez a pessoa que recebeu o áudio não esteja com as versões mais recentes do WhatsApp e/ou Google Assistente no smartphone dela, caracterizando um problema de compatibilidade, por exemplo.

John Smith (@john)

Muito interessante. Vai ser extremamente útil para enviar respostas rápidas no carro, por exemplo, sem a necessidade de interagir fisicamente com o celular.