Microsoft 365 encerra suporte a Internet Explorer 11 e Edge antigo

Microsoft 365 (Office 365) não vai funcionar no IE11 a partir de novembro; navegador Edge Legacy deixará de ser atualizado

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Internet Explorer (Imagem: Josh Holmes/Flickr)

O Microsoft 365, suíte de produtividade antes conhecida como Office 365, vai remover suporte ao Internet Explorer 11 a partir de novembro de 2020, começando pelo Teams na web. Esta ainda não é a morte do IE11, mas é o fim da linha para a versão antiga do navegador Edge para Windows 10: ela deixará de receber atualizações de segurança em março de 2021. A empresa recomenda migrar para o novo Edge com base no Chromium.

Em comunicado, a Microsoft avisa que a versão web do Teams não terá mais suporte ao IE11 a partir de 30 de novembro; e a partir de 17 de agosto de 2021, os outros aplicativos e serviços do Microsoft 365 não serão mais compatíveis com o navegador. Isso significa que eles não vão rodar, ou vão funcionar com menos recursos.

“Os clientes vêm utilizando o Internet Explorer 11 desde 2013, quando o ambiente online era muito menos sofisticado do que o cenário atual”, explica a empresa. Os navegadores mais recentes, como o Chrome, Firefox e o próprio Edge, oferecem “um acesso à web mais rápido e responsivo a mais recursos em ferramentas do dia a dia como Outlook, Teams, SharePoint e muito mais”.

IE11 segue recebendo correções de segurança

A Microsoft esclarece, no entanto, que o Internet Explorer continuará recebendo suporte em diferentes versões do Windows, inclusive no Windows 10. “Queremos deixar claro que o IE11 não vai desaparecer e que as aplicações legadas do IE11 continuarão a funcionar”, diz a empresa. “Nossos clientes fizeram investimentos críticos para seus negócios em aplicações legadas do IE11 e respeitamos que elas ainda funcionem.”

Em um artigo de suporte, a Microsoft lembra que “o Internet Explorer é um componente do sistema operacional Windows e segue a Política de Ciclo de Vida do produto no qual está instalado”. Ou seja, se sua versão do Windows ainda obtém atualizações, o IE11 também recebe correções de segurança e suporte técnico.

Isso não vale para o antigo Edge: a partir de 9 de março de 2021, o navegador para Windows 10 não receberá novas atualizações de segurança. O Edge Legacy vem sendo substituído de forma automática pela versão baseada no Chromium. Ele não está mais presente em novos PCs e não virá no Windows 10 20H2, que será lançado até o final do ano.

Com informações: Bleeping Computer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados