Início » Aplicativos e Software » Instagram testa trocar botão de busca por Reels, rival do TikTok

Instagram testa trocar botão de busca por Reels, rival do TikTok

Nova disposição de ícones na tela inicial do app foi reportada por usuários de diversos países, no Android e no iOS

Ana Marques Por

Enquanto o governo Trump ameaça banir o TikTok dos Estados Unidos, o Facebook corre para oferecer funções que competem com a rede social de vídeos curtos. Em uma atualização recente do Instagram, a empresa de Zuckerberg trocou o botão de busca do app pelo ícone do “Reels”, recurso que é uma espécie de clone do TikTok.

Instagram Reels

A novidade é mais uma ação do Facebook com o objetivo de promover a função lançada para enfrentar a rede social chinesa em 50 países. Atualmente, o Instagram Reels fica dentro da aba “Explorar” do app, mas a posição de destaque na tela inicial do Instagram reforça os planos de expansão da ferramenta.

O novo ícone foi notado em diversos países, e apareceu tanto no Android quanto no iOS, mas ainda não está disponível para todos os usuários. Com a alteração no layout, o ícone de lupa (“Explorar”) passa para o topo da tela, ao lado do botão de mensagens diretas do aplicativo.

instagram reels

Novo posicionamento dos ícones do Instagram na tela inicial. (Reprodução/@AJ_Malaka)

Cabe ressaltar que, na última semana, o Facebook começou a testar os vídeos curtos também em seu aplicativo principal, na Índia. Por lá, o banimento do TikTok impactou positivamente os serviços da empresa norte-americana – o crescimento de engajamento foi superior a 25%.

Outras empresas também já lançaram serviços parecidos com o TikTok. Um exemplo é o YouTube, que divulgou em junho sua própria ferramenta para criação e compartilhamento de vídeos com até 15 segundos.

Com informações: Android Police

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Pedro Bonifacio (@_ph)

No meu está assim já, achei um saco, sempre acabo confundindo os botões na hora de procurar algo.

Igor (@Spetto)

O da minha irmã também mudou, e ela igualmente não gostou. Mas isso é só questão de costume, além que como dá para entender no post, está em testes ainda, e acredito que só vão adotar em definitivo se o Reels deslanchar.

Luis Coelho (@LuisCoelho)

O meu também está assim, demorei um tempão até achar a lupinha de novo.

Lucas Ribeiro (@LucasRibeiro)

Aqui também já alterou e assim como você, acabo confundindo os botões.
A estratégia deles está funcionando…