Instagram testa trocar botão de busca por Reels, rival do TikTok

Nova disposição de ícones na tela inicial do app foi reportada por usuários de diversos países, no Android e no iOS

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Como colocar música no Reels do Instagram / Instagram / Divulgação

Enquanto o governo Trump ameaça banir o TikTok dos Estados Unidos, o Facebook corre para oferecer funções que competem com a rede social de vídeos curtos. Em uma atualização recente do Instagram, a empresa de Zuckerberg trocou o botão de busca do app pelo ícone do “Reels”, recurso que é uma espécie de clone do TikTok.

A novidade é mais uma ação do Facebook com o objetivo de promover a função lançada para enfrentar a rede social chinesa em 50 países. Atualmente, o Instagram Reels fica dentro da aba “Explorar” do app, mas a posição de destaque na tela inicial do Instagram reforça os planos de expansão da ferramenta.

O novo ícone foi notado em diversos países, e apareceu tanto no Android quanto no iOS, mas ainda não está disponível para todos os usuários. Com a alteração no layout, o ícone de lupa (“Explorar”) passa para o topo da tela, ao lado do botão de mensagens diretas do aplicativo.

instagram reels

Novo posicionamento dos ícones do Instagram na tela inicial. (Reprodução/@AJ_Malaka)

Cabe ressaltar que, na última semana, o Facebook começou a testar os vídeos curtos também em seu aplicativo principal, na Índia. Por lá, o banimento do TikTok impactou positivamente os serviços da empresa norte-americana – o crescimento de engajamento foi superior a 25%.

Outras empresas também já lançaram serviços parecidos com o TikTok. Um exemplo é o YouTube, que divulgou em junho sua própria ferramenta para criação e compartilhamento de vídeos com até 15 segundos.

Com informações: Android Police

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados