Início » Negócios » Netflix é notificada pelo Procon-SP por aumento de reclamações

Netflix é notificada pelo Procon-SP por aumento de reclamações

Após crescimento de queixas sobre cobranças duplicadas e alterações indevidas de planos, o órgão questiona as medidas de segurança adotadas pela Netflix

Victor Hugo Silva Por

A Netflix foi notificada pelo Procon-SP por conta de um aumento no número de reclamações ligadas a cobranças duplicadas e alterações indevidas nos planos contratados. O órgão questiona quais são as medidas de segurança adotadas para proteger os dados dos usuários e que critérios são usados para definir se o responsável pela fraude é a empresa ou o consumidor.

Netflix / Unsplash /

O comunicado também pergunta qual o procedimento seguido pela Netflix para resolver reclamações e outras demandas registradas no Procon-SP. No documento, o órgão de proteção ao consumidor indica ainda que quer saber se a empresa implantou alguma medida em resposta ao crescimento do número de assinantes e às demandas que surgem durante a pandemia do novo coronavírus.

O Procon-SP afirma que enviou a notificação com base na notícia que aponta um aumento no número de reclamações contra o serviço de streaming. O órgão se refere à reportagem da Veja que aponta os números de queixas no Reclame Aqui. De fevereiro a junho de 2020, a Netflix teve 8.663 reclamações no site. Caso o ritmo se mantenha, o índice vai superar o registrado em 2019, quando ficou em 13.994 reclamações.

Entre as principais queixas, estão as ligadas a cobranças indevidas e a invasões de contas. Vale lembrar que a Netflix ganhou assinantes nos últimos meses — em todo o mundo, foram mais de 25 milhões de apenas em 2020 —, o que pode explicar o aumento na quantidade de reclamações. Além disso, o Reclame Aqui indica que a empresa respondeu a todas as reclamações e é avaliada positivamente pelos consumidores.

Procurada pelo Tecnoblog, a Netflix garantiu que, apesar das reclamações sobre cobranças indevidas e contas invadidas, não há qualquer caso de comprometimento de seus sistemas. “A segurança das contas de nossos assinantes é uma prioridade para nós, e estamos trabalhando para melhorar a forma como lidamos com questões como essas”, afirmou a empresa, em nota.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@ksio89

De boas com o Prime Video, que custa menos de 1/3 do que o líder do mercado.

Alex (@wuhkuh)

Imaginava que só a Amazon fazia questão de te cobrar mesmo tu tendo cancelado o Prime, e o auge é que quando tu liga pra reclamar, eles dizem que a culpa é tua por não ter desligado a renovação automática. Eu posso? kk