Início » Telecomunicações » Google fará teste confidencial de rede sem fio de 6 GHz nos EUA

Google fará teste confidencial de rede sem fio de 6 GHz nos EUA

Os testes do Google com 6 GHz podem envolver a conexão com a internet ou até a conversa entre veículos conectados ou autônomos

André FogaçaPor

O Google tem planos confidenciais de testar uma rede sem fio de 6 GHz em quase três dezenas de cidades americanas. O uso desta rede dentro do teste ainda é desconhecido, já que ela pode ser desde alguma parte das possibilidades do 5G, indo até o Wi-Fi 6E que foi recentemente autorizado a trabalhar exatamente nesta frequência.

predio google tecnoblog

Principal prédio do Google (Foto: André Fogaça/Tecnoblog)

O teste foi descoberto em uma solicitação à Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC, na sigla em inglês), que é equivalente à nossa Anatel, pelo Business Insider. O documento encontrado diz apenas que o objetivo é de “produzir informações técnicas relevantes para a utilidade dessas frequências para fornecer conexões de banda larga confiáveis”.

O plano envolve 26 cidades dos Estados Unidos em 17 estados americanos e tem previsão para acontecer durante dois anos. A lista inclui estados populosos e importantes, como a Califórnia que é onde fica o Google, Flórida dos parques da Disney, Nova York, Texas, Virgínia e até o distante e separado Alaska.

Ter “banda larga” dentro do pedido pode dar a entender que o gigante das buscas quer utilizar a rede para algum tipo de acesso para a internet, mas ainda não está claro se ele será feito por roteadores Wi-Fi 6E que trabalham em 6 GHz ou por rede 5G em espectro não licenciado e que gira entre 5 GHz e 6 GHz.

Existe até mesmo a possibilidade de utilizar a rede de 6 GHz para conversa entre dois ou mais veículos, expectativa que pode ser alimentada justamente pelo braço de direção autônoma que o Google, pela Alphabet Inc, tem na Waymo desde 2009. Em campo aberto, o 6 GHz garante maior quantidade de dados trafegando, mas o alcance sofre na mesma proporção e isso pode ser testado na sua casa com roteadores de duas bandas: a conexão de 2,4 GHz vai mais longe que a de 5 GHz, só que com velocidade inferior.

Com informações: Business Insider e The Verge.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação