Você comprou o Moto Z3 Play na expectativa de que ele teria duas atualizações de sistema? Má notícia: a Motorola confirmou em seu site oficial que este smartphone permanecerá no Android 9 Pie, sem receber o Android 10. A empresa havia confirmado nos EUA que o celular seria contemplado pelo update.
- Moto E7 Plus deve ter Snapdragon 460 e câmera dupla de 48 MP
- Qual a diferença entre o Moto Z3 Play e o Moto Z2 Play?
A página da Motorola com o status das atualizações de seus dispositivos diz o seguinte sobre o Moto Z3 Play: “este dispositivo permanecerá com Android™ 9 (Pie)”. Numa versão salva em 17 de agosto no Internet Archive, constava nessa mesma página que “a atualização para o Android 9.0 Pie começou no dia 14 de março de 2019”; não havia menção sobre o Android 10.
No entanto, em seu review do Moto Z3 Play, publicado em 2018, o Digital Trends diz: “confirmamos que este smartphone receberá Android P e Android Q”, que eram os nomes preliminares do Android 9 Pie e Android 10.
No Twitter, a conta oficial da Motorola vem dando respostas evasivas aos donos do Moto Z3 Play. “Até o momento não tenho informações sobre futuras atualizações para esse modelo, mas você pode acompanhar todo as novidades referente atualizações [sic] em meu site oficial”, diz a empresa. Ela fornece um link que, agora, afirma que o aparelho ficará no Android Pie.
Linha Moto Z recebia duas atualizações de Android
Geralmente, os celulares da linha Moto Z recebiam duas versões do Android. Foi o que aconteceu com o Moto Z original, Z Play, Z2 Play e Z2 Force. No entanto, a Motorola vem reduzindo essa frequência de updates: por exemplo, ela confirmou que o Moto Z4 não terá o Android 11 (ele foi lançado com Pie).
Além disso, a empresa quebrou uma promessa no ano passado: alguns modelos do Moto Z2 Force nos EUA não foram atualizados para o Android 9 Pie; só as unidades vendidas pela operadora Verizon foram contempladas, e só porque o software era necessário para habilitar o módulo 5G. No Brasil, ele foi atualizado.
O Tecnoblog entrou em contato com a Motorola e atualizará este post com a resposta.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Parabéns, Motorola. Perdeu um fã da marca. Moto Z3 Play foi meu último Motorola!
Não é a primeira vez que a motorola quebra uma promessa. Já deveríamos ter previsto essa falta de respeito da empresa com o cliente. Esse é meu smartphone motorola. Parabéns, Motorola!
Já sai lá atrás no X Force justamente por isso…Muita gente talvez não se importe com isso, mas eu muito! E provavelmente vão alegar “dificuldades técnicas” por não liberar outra atualização como prometido, mas fato que é meramente questão de cunho financeiro. Antes que alguém venha com a justificativa que pouco importa se o sistema está ok (eu discordo!), a Motorola também vem parando de disponibilizar atualizações de segurança! Meus caros, é como usar o windows e desabilitar de forma permanente as correções de segurança! É usável ?? Claro…definitivamente não é seguro!
Enquanto isso a Samsung que era tão criticada nas atualizações promete 3 anos de atualizações!!! Isso pq a Motorola usa o Android “puro” não tem justificativa pra não atualizar!
Motorola além de não dar a devida atenção no quesito preço no brasil ainda não atualiza os celulares, vai virar a LG da vida. Depois reclamam que o mercado brasileiro não é interessante. E a samsung nadando de braçada, vendendo o s20+ por 2800 (vendendo o relogio de brinde), vai começar a atualizar os celulares por 3 anos.
É ruim que acaba a concorrência, mas a ASUS, Motorola e LG, não sabem trabalhar no Brasil. Tem fabrica no Brasil e poderiam entregar celulares com preços competitivos. A Asus, que acho que nem traz o top dela mais para cá, chega vários meses depois do top da samsung, e lança com o preço do top da samsung… totalmente ridiculo.
Depois que a Lenovo comprou a Motorola, foi só ladeira abaixo. Deixou de ser uma referência em atualizações pra se tornar o que é hoje. E agora com a Samsung garantindo 3 anos de atualizações Android até pros intermediários A51/A71, acho que ela fica mais uns anos sem concorrência real por aqui
vimos isso no moto g4. depois ela correua tras, talvez faça o mesmo com o Z play
Motorola se LGzando…
Desta vez não teve promessa nenhuma.
Apenas uma tradição foi quebrada.
Mas o Moto X Force teve duas atualizações do Android.
O G4 Plus teve um documento comprovando a intenção dela.
O mesmo não acontece com o Z3 Play.
Sim, mas comprei ele no lançamento, acho que em setembro de 2015, e isso em fevereiro de 2016 ele estava com o patche de segurança do lançamento ainda…Pra mim não dá…fui e comprei um Nexus 6P, e nunca mais sai da linha Google.
Pra mim, se receber atualização de segurança, beleza.
Se nem isso receber, a única coisa que salva é custom rom.
Se nem isso tiver, não tem motivos pra comprar.
Claro que o pior mesmo é a empresa afirmar uma coisa e depois não cumprir. Talvez seja passível de processo, já que uma pessoa pode ter feito a compra por causa da promessa da empresa. Mas independente de se conseguir forçar a empresa a manter a palavra, fica a mancha na imagem.
O Z2 Play até chegou a receber o 8 e 9 no Brasil, mas no resto do mundo não recebeu o 9. E vi tantos relatos de que o Android 9 está com bugs terríveis que decidi nem atualizar o meu
Sim, por isso na época fui ao Nexus 6P (recebeu 4) e venho passando pelos modelos XL do Pixel desde então. A Google promete 3 (vem entregando 4), e poderia ser um pouco mais, mas confesso que no meu caso venho trocando bem antes de o aparelho perder o suporte. E você está correto! As marcas vão precisar entender que suporte e correções mensais é sim fundamental para uma parte relevante dos usuários.
Eu estou com o Z2 Play atualizado para Android 9 e tudo funciona normalmente. Se tiver algum recurso que lhe interesse, acho que vale a pena atualizar. O seu é retail?
Sim, retail. Sério? Eu vi na época que saiu muita gente falando que o touch e o leitor de digitais ficavam travados por uns 10 segundos toda vez que o celular era desbloqueado. Agora estou pensando em atualizar
Melhor comentário! Eu acabei pegando um One Hyper porque o A51 estava mais caro e eu não tinha limite suficiente, até que tô gostando do aparelho, mas se não receber atualização vai ser meu último Motorola, quando estava na Samsung atualizava mensalmente as de segurança, o Galaxy J8 do meu pai recebeu o Android 10, parece que a Samsung se tocou o quanto os usuários dão importância pra atualização.
Eu estou triste com uma notícia dessa😞!
Xiaomi receber mais de 1 atualização do Android não é comum, mesmo em aparelhos top.
Com a MIUI, realmente você pode ficar tranquilo por, pelo menos, uns 2 anos.
MIUI é uma boa interface! Usa-o?
O Android sim. Mas não o Android que as fabricantes usam, nesse caso elas compram uma licença e pagam para ter os serviços Google, ao Google. As fabricantes não dão suporte de longo prazo, justamente porque a cada nova geração precisa de uma nova licença.
O caso da Apple é completamente diferente. Mais do que nunca ela quer cada vez mais pessoas rodando a versão mais nova. Para a comunidade dev Apple é extremamente positivo ter aparelhos de 5 anos recebendo atualização.
Significa mais pessoas tendo acesso a versões mais novas e com compatibilidade com os recursos mais atuais. Fora que para a Apple, no que tange seu foco em serviços, ter o maior número de pessoas rodando a versão mais nova é altamente benéfico. Óbvio que tudo tem um limite, não existe suporte infinito, mas os tradicionais 5 anos já estão de bom tamanho.