Motorola confirma que Moto Z3 Play não terá Android 10

Moto Z3 Play foi lançado com Android 8.1 Oreo e permanecerá na versão 9 Pie; linha Moto Z costumava receber duas atualizações

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 5 meses
Moto Z3 Play

Você comprou o Moto Z3 Play na expectativa de que ele teria duas atualizações de sistema? Má notícia: a Motorola confirmou em seu site oficial que este smartphone permanecerá no Android 9 Pie, sem receber o Android 10. A empresa havia confirmado nos EUA que o celular seria contemplado pelo update.

A página da Motorola com o status das atualizações de seus dispositivos diz o seguinte sobre o Moto Z3 Play: “este dispositivo permanecerá com Android™ 9 (Pie)”. Numa versão salva em 17 de agosto no Internet Archive, constava nessa mesma página que “a atualização para o Android 9.0 Pie começou no dia 14 de março de 2019”; não havia menção sobre o Android 10.

No entanto, em seu review do Moto Z3 Play, publicado em 2018, o Digital Trends diz: “confirmamos que este smartphone receberá Android P e Android Q”, que eram os nomes preliminares do Android 9 Pie e Android 10.

No Twitter, a conta oficial da Motorola vem dando respostas evasivas aos donos do Moto Z3 Play. “Até o momento não tenho informações sobre futuras atualizações para esse modelo, mas você pode acompanhar todo as novidades referente atualizações [sic] em meu site oficial”, diz a empresa. Ela fornece um link que, agora, afirma que o aparelho ficará no Android Pie.

Moto Z3 Play permanecerá com Android 9 Pie

Linha Moto Z recebia duas atualizações de Android

Geralmente, os celulares da linha Moto Z recebiam duas versões do Android. Foi o que aconteceu com o Moto Z original, Z Play, Z2 Play e Z2 Force. No entanto, a Motorola vem reduzindo essa frequência de updates: por exemplo, ela confirmou que o Moto Z4 não terá o Android 11 (ele foi lançado com Pie).

Além disso, a empresa quebrou uma promessa no ano passado: alguns modelos do Moto Z2 Force nos EUA não foram atualizados para o Android 9 Pie; só as unidades vendidas pela operadora Verizon foram contempladas, e só porque o software era necessário para habilitar o módulo 5G. No Brasil, ele foi atualizado.

O Tecnoblog entrou em contato com a Motorola e atualizará este post com a resposta.

Receba mais sobre Motorola na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados