Tecnoblog
Início » Aplicativos e Software » Instagram libera QR Code para usuários de todos os países

Instagram libera QR Code para usuários de todos os países

Ferramenta do Instagram que gera QR Code para acessar o perfil começa a ser liberada para usuários de todos os países

O Instagram começou a liberar a ferramenta de QR Code para todos os países nesta semana. A nova função, que já estava disponível no Japão desde o ano passado, permite que os usuários criem códigos para que outras pessoas acessem seus perfis diretamente pela câmera do celular, sem sequer precisar abrir o app da rede social.

A nova função chega para agilizar e simplificar o acesso a perfis do Instagram. Ao gerar um código pelos aplicativos para Android e iOS, é possível usar a câmera do smartphone para scannear o QR Code e aceder diretamente ao perfil de uma pessoa ou empresa sem precisar procurar pelo usuário na rede social ou clicar em links.

Diferentemente das nametags, ferramenta anunciada no fim de 2018, o novo recurso não requer que o usuário abra o app do Instagram para scannear o código. Em outras palavras: o QR Code é legível para qualquer aplicativo de câmera que traga a função de leitura.

O funcionamento é simples. Para criar um código QR, o usuário precisa entrar em seu próprio perfil, abrir o menu e acessar a opção “Código QR”, onde antes mostrava “Tag de nome”. Em seguida, é só apresentar o código às pessoas ao seu redor ou exportá-lo para imprimir e colocar na entrada de um estabelecimento comercial, por exemplo.

Além do Instagram, o WhatsApp também disponibilizou uma ferramenta para adicionar contatos via código QR no começo de julho de 2020. A função está disponível nos aplicativos de mensagem para Android e iPhone (iOS).

Com informações: The Next Web e The Verge

Comentários da Comunidade

Participe da discussão

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação