Android 11 exige que apps usem câmera padrão do sistema

Os aplicativos no Android 11 até poderão usar apps terceiros de câmera, desde que o desenvolvedor coloque o nome de cada um no código

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Access Dots mostra quando sua câmera ou microfone foi acessada no Android (Foto: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

O Google está dificultando a possibilidade de que aplicativos utilizem apps de câmeras terceiros no Android 11. A novidade apareceu na versão beta mais recente do sistema operacional móvel do gigante das buscas e pode ser um problema para os amantes da G Cam.

O Android sempre foi um sistema aberto para a escolha do usuário, mas na versão de testes mais recente do Android 11 uma parte dessa liberdade foi removida dos usuários. A mudança acontece dentro de um aplicativo que pode acessar a câmera do aparelho, que até então permite ao dono do gadget escolher qual app quer abrir – se o nativo do fabricante ou um terceiro e instalado manualmente.

No Android 11 o sistema escolhe automaticamente o aplicativo nativo do aparelho e ignora qualquer outro que esteja disponível. Isso não quer dizer que a pessoa não pode mais instalar outro programa para tirar fotos, mas garante que o trabalho será dobrado quando, por exemplo, ela estiver dentro de um app de venda e quer tirar a foto de um produto com outro app que não o pré-instalado.

Se quiser continuar fazendo isso, será necessário abrir primeiro o app escolhido para câmera, fazer a foto e depois mudar para o aplicativo de vendas para pegar a imagem a partir da galeria de fotos.

A mudança não deve atingir de forma negativa a maioria dos usuários que fica com o app de câmera nativo por todo o tempo que está com o celular, mas pode ser ruim para os amantes de modificações e principalmente para quem corre para ter uma versão da G Cam a qualquer custo.

O Google afirma que a alteração faz parte de mudanças necessárias para garantir a segurança do usuário. O gigante das buscas também garante que existe um método para poder abrir outro app de câmera por parte do desenvolvedor, que é escrevendo o nome interno do aplicativo de câmera dentro do código de seu programa. Dá trabalho escrever nome por nome de forma manual e certamente isso não vai acontecer.

Com informações: Android Police.

Receba mais sobre Android 11 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados