Windows 10 agora pode rodar Kali Linux com interface gráfica

Kali Linux aproveita capacidade recente do Windows 10 de rodar aplicações de Linux com interface gráfica

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Kali Linux no Windows 10
Kali Linux no Windows 10

O Windows 10 já podia executar o Linux quando, com o May Update 2020, passou a suportar aplicações com interface gráfica de usuário (GUI) voltadas à plataforma. Os efeitos já começam a surgir: a distribuição Kali Linux, por exemplo, agora pode rodar no Windows 10 com um ambiente gráfico completo. Trata-se de uma solução batizada como Windows + Kali Desktop EXperience.

A “união” entre os dois ecossistemas é possível graças ao Windows Subsystem for Linux (WSL) que, em sua primeira versão, traduz chamadas de sistema para Linux em chamadas equivalentes para execução pelo kernel do Windows.

Porém, o WSL original é muito limitado. Em função disso, a Microsoft desenvolveu o Windows Subsystem for Linux 2 (WSL 2) com uma abordagem diferente: em vez de simplesmente traduzir chamadas, a novidade traz um kernel Linux verdadeiro dentro de uma máquina virtual.

Foi uma mudança da água para o vinho. Liberado com a atualização de maio para o Windows 10, o WSL 2 é baseado nas tecnologias da arquitetura de virtualização Hyper-V, o que implica em alta integração com a plataforma da Microsoft e desempenho otimizado. Até suporte a aceleração por GPU o WSL 2 traz, o que pode ser útil para aplicações de inteligência artificial, por exemplo.

Mas, aqui, o que mais nos interessa é a execução de aplicações com interface gráfica baseadas no Linux. O Kali Linux chegou esta semana à versão 2020.3. Esta tem entre seus atrativos um pacote chamado Win-Kex (Windows + Kali Desktop EXperience) que permite a execução da distribuição com o ambiente de desktop Xfce no WSL 2.

Execução do Kali Linux em tela cheia

Execução do Kali Linux em tela cheia

Para ter acesso ao Kali Linux no Windows 10 é preciso executar algumas linhas de comando para instalar a distribuição e, antes disso, providenciar o Windows Subsystem for Linux 2, caso ele ainda não esteja instalado (é necessário ter o Windows 10 versão 2004 — a atualização de maio em si — ou superior para isso).

Depois, é só usufruir. O Kali Linux no Windows 10 pode ser útil para testes de aplicativos ou desenvolvimento de serviços web, por exemplo. Essa distribuição não costuma ser recomendada para usuários iniciantes, mas é claro que o Win-Kex também pode ser usado para quem quer experimentar o Linux.

As instruções para instalação estão no site do Kali Linux. A distribuição já pode ser baixada na Microsoft Store.

Com informações: Bleeping Computer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados