Início » Telecomunicações » Claro tem 4G mais rápido e Vivo traz menor latência, diz nPerf

Claro tem 4G mais rápido e Vivo traz menor latência, diz nPerf

nPerf mediu qualidade de internet móvel da Claro, Vivo, TIM e Oi e aponta redução na velocidade por conta da pandemia

Lucas Braga Por

A nPerf divulgou um relatório de qualidade de internet móvel no Brasil, e a Claro obteve as melhores posições no ranking de velocidade de download, upload, navegação e streaming, enquanto a Vivo conseguiu a menor latência (ping); e a TIM teve maior disponibilidade no 4G. Os testes foram feitos entre julho de 2019 e junho de 2020.

Antena de celular. Foto: Lucas Braga/Tecnoblog

Os dados levam em conta 395,8 mil testes testes feitos por usuários no aplicativo de medição da nPerf. Do total, cerca de 37% foram realizados por clientes da Vivo, seguido por Claro (25,9%), TIM (22,7%) e Oi (14,4%) – os números são próximos da participação de mercado de cada uma.

Claro tem maior velocidade no 4G

Durante o período de testes, a Claro se mostrou à frente de todas as concorrentes no indicador de velocidade de download. No upload, houve momentos de alternância com a Vivo e proximidade com os resultados obtidos pela TIM.

A nPerf também aponta que a velocidade de download caiu numa média de 30% entre todas as operadoras desde que foram tomadas medidas de distanciamento social por conta da COVID-19, enquanto houve redução de cerca de 20% no upload.

Gráfico com velocidades de download. Imagem: nPerf/Divulgação

Velocidade de download

Gráfico de velocidade de upload. Imagem: nPerf/Divulgação

Velocidade de upload

A empresa também mede a qualidade de navegação, comparando o tempo de carregamento dos 5 sites mais visitados no Brasil. A Claro conquista a melhor performance, com 30,71%, seguida por Vivo, TIM e Oi.

A taxa de desempenho “reflete a qualidade da navegação percebida pelo usuário”, explica a nPerf. Ela é calculada de acordo com o tempo de carregamento das páginas: se aparecer instantaneamente no navegador, a taxa será de 100%; se demorar 10 segundos ou mais, leva nota 0%. “Por exemplo, uma página carregada em 2 segundos terá uma taxa de desempenho de 80%”, diz a empresa.

Ranking de performance de navegação. Imagem: nPerf/Divulgação

Ranking de performance de navegação

Já na latência, a Vivo levou o melhor resultado, com média de 78,56 ms, enquanto a Claro figurou na última posição, com 88,02 ms — quanto menor, melhor).

Gráfico de latência

Latência (quanto menor, melhor)

TIM tem maior disponibilidade de 4G

Embora não tenha alcançado as melhores posições de velocidade e latência, a TIM leva vantagem na disponibilidade 4G, que considera quantos dos testes foram feitos conectados à rede de quarta geração. Os dados levam em conta apenas dispositivos compatíveis com a tecnologia, e a operadora mantém margem de 9,6% em relação à segunda colocada (Claro).

A Oi obteve o pior resultado, influenciado pela menor cobertura 4G e ausência do serviço na frequência de 700 MHz.

Gráfico de disponibilidade 4G. Foto: nPerf/Divulgação

Disponibilidade de rede 4G

O relatório completo está disponível no site da nPerf.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luiz C. Eudes Corrêa (@Eudes)

A Claro ter o melhor download nem se discute é fato, mas o melhor upload é uma surpresa

O que noto é download absurdos (passa dos 200Mbps em vários lugares/ocasiões) mas um upload sofrível, como se fosse pelo 3G na maioria dos meus testes

Sem falar na qualidade da ligação que sinto como se a Claro tivesse exagerado na compactação do codec

@Vitor_vcd

Sou cliente da Tim há anos e noto que eles meio que limitam em alguns lugares sua velocidade máxima de Down e Up no 4G, em 10mb/s.

No mais funciona muito bem, e pelo valor pago no Beta Lab + C6 é uma pechincha, considerando que não descontam as redes sociais.

Matt (@hadtohear)

Aonde que o Beta Lab não desconta as redes sociais?

imhotep (@imhotep)

A qualidade de voz da Claro é bem ruim. Igual a da Tim. A qualidade de voz na Vivo é melhor, pelo menos em São Paulo e BH, 2 cidades que frequento. Em BH é até esperado, pois a Claro é a operadora de menor market share, já que foi a última a entrar. Mas em São Paulo me surpreendeu. Esperava qualidade melhor.

Quanto à velocidade de download, realmente é maior do que o que eu tinha na Vivo, mas, na prática, pra navegação, Waze, Whatsapp e usos assim, não me faz diferença. E com qualquer 10mbps já dá pra assistir vídeos.

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Em qualidade de voz eu sinto saudade é do CDMA, parecia que tu tava do lado da pessoa de tão boa que eram as chamadas.

Matheus Aguiar (@Matheus_Aguiar)

Recentemente troquei tanto minha linha móvel quanto a banda larga aqui de casa pra Tim e estou muito satisfeito, o atendimento na loja foi mt bom, o pessoal da Live Tim foi muito atencioso, ligou pra saber se o serviço estava funcionando bem, o valor do plano foi bom também.

Era cliente Vivo, como decidi mudar a banda larga, daí não tinha sentido ficar no móvel com eles pois perderia muitos GB de bônus, além de que no meu prédio precisou trocar toda a fiação de internet e a Vivo ainda assim não colocou fibra, mesmo tendo ela disponível a coisa de 400 metros de onde moro. Pra mim foi a gota d’água. Sobre a velocidade, na frequência 2.4Ghz a performance da Tim Live é o dobro da Vivo Fibra onde testei, com média de 50mb pra Tim e 22mb pra Vivo. Em 5Ghz é excelente também, entregando até mais do que o contratado no upload (a Vivo em 5Ghz é muito boa também).

No móvel, o sinal 4G da Tim é bem mais presente que o da Vivo, de fato. Pra quem mora em Recife, a diferença no Rio Mar Shopping é imensa, a Tim funciona muito melhor (lá é uma área bem complicada pra sinal de celular). Outra coisa que observei é a intensidade do sinal afeta mais a Tim do que a Vivo, porém considerando sinal forte achei basicamente o mesmo, com aquelas variações pra mais/ menos normais.