Claro tem 4G mais rápido e Vivo traz menor latência, diz nPerf

nPerf mediu qualidade de internet móvel da Claro, Vivo, TIM e Oi e aponta redução na velocidade por conta da pandemia

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Antena de celular 4G

A nPerf divulgou um relatório de qualidade de internet móvel no Brasil, e a Claro obteve as melhores posições no ranking de velocidade de download, upload, navegação e streaming, enquanto a Vivo conseguiu a menor latência (ping); e a TIM teve maior disponibilidade no 4G. Os testes foram feitos entre julho de 2019 e junho de 2020.

Os dados levam em conta 395,8 mil testes testes feitos por usuários no aplicativo de medição da nPerf. Do total, cerca de 37% foram realizados por clientes da Vivo, seguido por Claro (25,9%), TIM (22,7%) e Oi (14,4%) – os números são próximos da participação de mercado de cada uma.

Claro tem maior velocidade no 4G

Durante o período de testes, a Claro se mostrou à frente de todas as concorrentes no indicador de velocidade de download. No upload, houve momentos de alternância com a Vivo e proximidade com os resultados obtidos pela TIM.

A nPerf também aponta que a velocidade de download caiu numa média de 30% entre todas as operadoras desde que foram tomadas medidas de distanciamento social por conta da COVID-19, enquanto houve redução de cerca de 20% no upload.

Gráfico com velocidades de download. Imagem: nPerf/Divulgação

Velocidade de download

Gráfico de velocidade de upload. Imagem: nPerf/Divulgação

Velocidade de upload

A empresa também mede a qualidade de navegação, comparando o tempo de carregamento dos 5 sites mais visitados no Brasil. A Claro conquista a melhor performance, com 30,71%, seguida por Vivo, TIM e Oi.

A taxa de desempenho “reflete a qualidade da navegação percebida pelo usuário”, explica a nPerf. Ela é calculada de acordo com o tempo de carregamento das páginas: se aparecer instantaneamente no navegador, a taxa será de 100%; se demorar 10 segundos ou mais, leva nota 0%. “Por exemplo, uma página carregada em 2 segundos terá uma taxa de desempenho de 80%”, diz a empresa.

Ranking de performance de navegação. Imagem: nPerf/Divulgação

Ranking de performance de navegação

Já na latência, a Vivo levou o melhor resultado, com média de 78,56 ms, enquanto a Claro figurou na última posição, com 88,02 ms — quanto menor, melhor).

Gráfico de latência

Latência (quanto menor, melhor)

TIM tem maior disponibilidade de 4G

Embora não tenha alcançado as melhores posições de velocidade e latência, a TIM leva vantagem na disponibilidade 4G, que considera quantos dos testes foram feitos conectados à rede de quarta geração. Os dados levam em conta apenas dispositivos compatíveis com a tecnologia, e a operadora mantém margem de 9,6% em relação à segunda colocada (Claro).

A Oi obteve o pior resultado, influenciado pela menor cobertura 4G e ausência do serviço na frequência de 700 MHz.

Gráfico de disponibilidade 4G. Foto: nPerf/Divulgação

Disponibilidade de rede 4G

O relatório completo está disponível no site da nPerf.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados