Início » Aplicativos e Software » Instagram agora exibe posts sugeridos no final do feed

Instagram agora exibe posts sugeridos no final do feed

Publicações recomendadas do Instagram aparecem quando usuário visualiza todas as postagens dos perfis seguidos

Emerson Alecrim Por

O que você acha da ideia de acessar o Instagram e visualizar fotos de perfis que você não segue? Pois saiba que, a partir desta quarta-feira (19), a rede social passará a exibir globalmente as “Recomendações para Você”, funcionalidade que mostra postagens sugeridas em seu feed.

Que uma coisa fique clara desde já: para redes sociais como Facebook e Instagram, é importante aumentar ou pelo menos manter o nível de engajamento de seus usuários, pois isso implica em mais tempo gasto por eles nesses serviços.

É fácil presumir que as recomendações de conteúdo contribuem para isso. As postagens sugeridas poderão aparecer quando você tiver visto todas as publicações dos últimos dois dias das pessoas seguidas, ou seja, quando o fim do seu feed tiver sido atingido.

Instagram - postagens recomendadas

O TechCrunch lembra que, em 2018, o Instagram passou a exibir um aviso dizendo que o usuário visualizou todo o conteúdo das pessoas seguidas como forma de alertá-lo para a necessidade de evitar o uso excessivo do serviço. Essa função surgiu em resposta aos questionamentos da época sobre o risco de vício em redes sociais.

Mas, as circunstâncias são diferentes agora. O TikTok avança a passos largos e, se não ameaça a hegemonia do Instagram, pode pelo menos incomodar o serviço. É de se presumir que esse cenário, aliado ao maior tempo de acesso às redes sociais nesta época de pandemia, tenha motivado o Instagram a trocar o tal aviso pelas postagens sugeridas.

Esse conteúdo não é, necessariamente, o mesmo que aparece na aba Explorar. O Instagram explica que as recomendações têm como base as publicações curtidas por pessoas que você segue. Já a função Explorar é mais generalista, podendo exibir publicações com base em temas ou localidades, por exemplo.

Note que, na prática, as recomendações não chegarão a todos os usuários. O próprio Instagram destaca que aqueles que seguem muitas contas provavelmente nunca verão o conteúdo de todas elas e, por isso, dificilmente encontrarão postagens recomendadas.

De todo modo, é possível ocultar uma publicação sugerida que não agrada procurando a opção correspondente no menu com os três pontinhos que aparece logo acima da postagem.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
8 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Zanac_Compile (@Zanac_Compile)

Ficou uma bosta!!!

Minha mulher vai ver na minha tela as atrizes gostosas que passam nessa sugestão e vai pensar que estou seguindo…

Vai gerar confusão e explicação toda hora.

SPOILER: Já aconteceu.

Vinicius Vicentini (@ViniciusHVC)

Faz anos que não vejo uma feature no instagram que eu goste ou ache útil

Vinicius Vicentini (@ViniciusHVC)

Eu sempre coloco a opção: “ver menos disso” e mesmo assim sempre aparece

Caleb Enyawbruce (@Enyawbruce)

É só ladeira abaixo… Cada vez mais “facebookizado”. E eu usando cada vez menos.