Início » Internet » Novo design do Facebook na web será obrigatório em setembro

Novo design do Facebook na web será obrigatório em setembro

Facebook vai desativar design clássico no desktop em setembro; nova interface está disponível para todos os usuários desde maio

Felipe Ventura Por

Se você não gosta do novo design do Facebook, sinto informar que a interface clássica na web será desativada em setembro. A rede social está avisando isso aos usuários, destacando vantagens como um visual mais limpo, carregamento mais rápido e modo escuro no desktop.

Facebook clássico não estará mais disponível a partir de setembro

“Se você estiver usando o Facebook.com novo, poderá voltar para o Facebook clássico a qualquer momento”, diz um artigo de ajuda. “A partir de setembro, todos deverão usar o novo design.”

Se você estiver no novo layout e escolher a opção “Mudar para o Facebook clássico”, verá o seguinte aviso: “a experiência do Facebook clássico não estará mais disponível a partir de setembro; antes de o novo Facebook.com se tornar a experiência padrão, queremos saber mais sobre como podemos melhorar”.

Na caixa de diálogo, você é questionado se está voltando ao design antigo por causa de recursos ausentes na versão atual. Se não for o caso, a rede social de Mark Zuckerberg quer saber o motivo.

Facebook clássico na web será desativado

“O Facebook clássico será desativado em breve”, diz uma mensagem aos usuários. “Fizemos melhorias no novo Facebook.com e estamos animados para todos experimentem o novo visual.”

O Facebook clássico será desativado em breve

Eu não gostei muito do novo visual do Facebook. Sim, eu gosto do modo escuro, mas tudo parece grande demais: as fontes, os ícones, o espaço vazio entre o feed de notícias e as barras laterais. Na minha modesta tela de laptop, eu não consigo visualizar nem um pedaço de um post sem rolar a página. Usando o site com zoom a 90%, dá para amenizar esse problema, mas não é o ideal.

A nova interface da versão desktop foi anunciada por Zuckerberg em abril de 2019, na conferência F8, e permaneceu bastante tempo em fase de testes. A opção “Mudar para o novo Facebook” ficou disponível para quase todos os usuários só em março deste ano; e chegou para a base inteira em maio.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
12 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@bkdwt

Os responsáveis por essa nova interface são um bando de retardados.

Bruno Peres Vieira (@bvieira)

Triste que não importa o que eu faça, ainda não aparece o tal FB5 pra mim

Renato Garcia (@Renato)

Engraçado que não chegou até hoje pra mim, apesar de dizer no texto que chegou pra todos os usuários em maio.

RenkinHagane (@RenkinHagane)

Pior que pra mim também n chegou eu queria testar pra ver se é bom mas…

Junior Santos (@junior)

Eu também não recebi até hoje!
Não sei se sinto triste ou feliz com isso!

Felipe (@fefernoli)

Acredito que não chegou pra todo mundo, já revirei o Facebook, apaguei dados do site, cash, cookie… E nada de aparecer a opção de mudar, logo eu que tenho um pé no early adopter hahahah Vou ficar pra quando forçar todo mundo a mudar.

Sérgio (@trovalds)

Aqui na nova faz tempo. Foi liberada só pra alguns usuários aleatoriamente.
A pergunta é: será que eles migraram o resto pra interface nova? Algumas coisas ainda não tinham sido migradas.

Renato Garcia (@Renato)

Finalmente chegou aqui pra mim ontem. Eu pensei que ia gostar, mas está tudo tão GIGANTE que isso tem me incomodado um pouco. Ainda bem que uso mias o app no celular do que a versão web.

Claudinei Ruiz (@Claudinei_Ruiz)

Para mim o novo Facebook não está aparecendo, nem a mensagem de que vai mudar nem o link para alterar para o novo ou retornar ao velho. Porém no da minha mãe está todos os dias pedindo para mudar para a nova versão e tem a opção de retornar para a versão antiga desde o ano passado.

Detalhe: Usamos o mesmo computador.

E ela NÃO gostou do novo Facebook, achou muito complicado, fica brava quando aparece pedindo pra alterar para a nova versão.

Claudinei Ruiz (@Claudinei_Ruiz)

Se a única coisa que te incomoda nesta versão nova tente diminuir dando zoom na página, não sei se é em todos os navegadores, no Firefox e no Chrome a tecla de atalho é: CTRL mais a tecla + (para aumentar) e CTRL mais a tecla - (para diminuir).

Agora parece que não tem mais como retornar a versão clássica (acabei de ver no da minha mãe). Mas para mim até agora nem sinal de que vai mudar.

Felipe (@fefernoli)

Estou na mesma, a opção de testar sequer apareceu pra mim desde quando começou o Beta, supostamente já é obrigatório e eu ainda tô no antigo.