Sony lança app que transforma câmera em webcam

Aplicativo da Sony, Imaging Edge Webcam transforma câmeras da marca japonesa em webcam para videoconferências, lives e afins

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Câmera da Sony (Foto: Hans/Pixabay)

A Sony disponibilizou um app que transforma câmeras DSLR, mirrorless e compactas em webcam nesta quinta-feira (20). Conhecido como Imaging Edge Webcam, o software para Windows 10 é compatível com mais de trinta modelos de câmeras da marca japonesa. Não há previsão de lançamento do aplicativo para macOS e Linux.

O aplicativo da Sony permite que câmeras da marca sejam utilizadas como webcam para participar de lives ou até mesmo de chamadas de vídeo, quando conectada ao computador pelo cabo USB. Dessa forma, é possível realizar reuniões de trabalho remotamente com mais qualidade, por exemplo.

O software está disponível somente para Windows 10 (64-bits) e é compatível com 35 modelos de câmeras da Sony, como Alpha 9 II, Alpha 9, Alpha 7R IV, Alpha 7R III, RX100 VII, RX100 VI, RX0 II, RX0, ZV-1 e mais. Para baixar o aplicativo, é preciso realizar os seguintes passos:

  1. Acesse a página de download do Imaging Edge Webcam (support.d-imaging.sony.co.jp);
  2. Selecione o modelo da câmera;
  3. Clique em “Download”.

Após a instalação, é só configurar a câmera e conectá-la ao computador pelo cabo USB. O procedimento, no entanto, pode variar de modelo para modelo.

Além da Sony, outras fabricantes lançaram seus próprios aplicativos para transformar câmeras em webcam durante a pandemia. É caso da Canon que disponibilizou, em abril de 2020, o EOS Webcam Utility para modelos como PowerShot G5X Mark II, EOS M6 Mark II, EOS Rebel T6, entre outros.

Já a Fujifilm lançou o seu software para câmeras mirrorless no fim do mês seguinte para as linhas X e GFX. Em junho, foi a vez do app Lumix Tether for Streaming, da Panasonic. O aplicativo OM-D Webcam Beta, para câmeras da Olympus, chegou em julho de 2020.

Com informações: Engadget e The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados