Início » Open Source » Ubuntu 10.10 terá recurso multi-touch

Ubuntu 10.10 terá recurso multi-touch

Por
6 anos atrás

Novidade para os fãs do Ubuntu: a partir da versão 10.10, o sistema terá suporte a multi-touch, permitindo a desenvolvedores criarem interfaces com suporte a toques e movimentos na tela, e apresentando todo um novo método de navegação para os usuários.

Logo no lançamento da distro, vários aplicativos GTK já terão suporte a touch permitindo, entre outras coisas, o scroll lateral ou horizontal direto na tela do equipamento. E, para o Ubuntu Netbook Edition, haverá uma nova interface do Unity com suporte a touch.

Mark Shuttleworth, em anúncio oficial no seu blog, explica melhor sobre a novidade, salientando que para tirar o máximo proveito da tecnologia você precisará de equipamentos com suporte a movimentos com quatro ou mais dedos. Mark também comenta sobre a possibilidade da versão 11.04 do Ubuntu já vir com a maioria dos programas mais comuns, como navegadores, gerenciador de arquivos, fotos e mídia tendo suporte a multi-toque. Já imaginaram, controlar os efeitos do Compiz tocando diretamente a tela? 🙂

Se você já possui um equipamento com suporte a touch e quer testar, basta adicionar um repositório ao Ubuntu:

sudo add-apt-repository ppa:utouch-team/utouch
sudo apt-get update

Lembrando que o pacote utouch ainda está em versão beta, e provavelmetne muitos programas não terão suporte à novidade ainda.

Baixatudo | Ubuntu 10.04

  • Igor P.

    Existe um “bootcamp” pra linux? *.*

  • Esse mesmo aplicativo, que pode ser baixado pelo terminal, você pode baixar na Central de programas do Ubuntu, se não me engano, em acessibilidade (não lembro).

  • kylefurtado

    Um PC com tela touch tudo bem, mas um tablet não ficaria legal. Aliás, acho que nenhum tablet fica legal com sistema operacional de computadores, tanto que o iPad roda iOS e tem inúmeros tablets por ai com Android. *-*

    • A interface (e outras coisas) é modificada pra cada tipo de equipamento. O Ubuntu Netbook Remix é próprio para telas pequenas e com o Unity vai mudar novamente para melhorar. O MeeGo mesmo para tablets tem uma interface muito diferente:
      http://www.youtube.com/watch?v=QqeeQd-YNL0

  • Dav1d

    O Ubuntu está evoluindo bastante nos últimos anos, acho que o único problema que tenho com a distribuição é o ciclo de lançamentos, 6 meses é muito pra corrigir bugs, um ciclo anual seria melhor.

  • Que booom!

  • O Ubuntu cadê vez me deixa com mais vontade de usar ele.

Faça seu login no Tecnoblog

Crie a sua conta

Esqueci minha senha