Adobe Lightroom apagou fotos no iPhone devido a bug

Falha no Adobe Lightroom para iOS fez fotos sumirem; bug foi corrigido, mas dados não podem ser recuperados

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Lightroom para iPad
Lightroom para iPad

Muitos usuários do Lightroom para iPhone e iPad estão vivendo um pesadelo: ao atualizarem o aplicativo para a versão 5.4, eles perceberam que fotos e dados relacionados que não estavam sincronizados com a Creative Cloud sumiram. A Adobe reconheceu o problema e já lançou uma correção, só que o conteúdo apagado não tem recuperação.

Os primeiros relatos sobre o problema surgiram no fórum oficial do Photoshop e no Reddit. Usuários do Lightroom perceberam que, após a atualização do app, fotos, marcas d’água, históricos e outros dados relacionados sumiram. Alguns casos são dramáticos. Um usuário relatou ter perdido dois anos de edições.

“Algumas vezes a Adobe é inacreditável. Tudo o que eu consegui [do suporte] foi um ‘sinceras desculpas’ e nada mais”, declarou o mesmo usuário.

Não ficou claro o que exatamente causou a eliminação dos dados, mas a Adobe foi rápida em reconhecer o problema, se desculpar por ele e lançar uma solução: basta instalar o Lightroom 5.41.

Porém, como já dito, o que foi perdido não pode ser recuperado. O update apenas corrige a falha, não recupera as informações eliminadas. Para os usuários afetados, a Adobe tem simplesmente recomendado que eles tentem restaurar o conteúdo apagado de um backup no iCloud.

Também não está claro quantos usuários foram afetados pela falha do Lightroom, mas, a julgar pela quantidade de reclamações em fóruns e redes sociais, não foram poucos.

O clima de indignação vai além da “lavada de mãos” da Adobe: muita gente se pergunta como uma companhia tão grande e conceituada deixou uma falha grave passar despercebida na atualização do aplicativo.

Com informações: PetaPixel.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados