Fim do Internet Explorer? Microsoft não vai aposentar navegador

Sites dão "adeus" e dizem que Internet Explorer não terá atualizações da Microsoft; navegador do Windows continuará com suporte

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 4 meses
Internet Explorer
Foto por StudioEgo/Flickr

Esta semana, diversos veículos da imprensa brasileira decretaram a morte do Internet Explorer, dizendo que sua “aposentadoria” foi anunciada pela Microsoft, e que é “hora de dar adeus” porque o navegador “chega ao fim”. Isso não é verdade: o browser continuará funcionando e seguirá recebendo atualizações de segurança junto ao Windows durante os próximos anos.

O que realmente aconteceu: a Microsoft anunciou que os serviços online de sua suíte de produtividade Microsoft 365 (antes Office 365) não terão mais suporte ao Internet Explorer; isso inclui o Teams, SharePoint e Outlook. Eles podem funcionar no IE após agosto de 2021, mas com qualidade reduzida, ou podem nem carregar.

No comunicado, a Microsoft teve o cuidado de esclarecer que “o IE 11 não vai desaparecer e os aplicativos e investimentos legados do IE 11 de nossos clientes continuarão a funcionar”.

Além disso, vale lembrar que o novo Edge com base no Chromium tem um modo Internet Explorer voltado para empresas, cujas aplicações web mais antigas dependem do velho navegador.

Isso não impediu títulos como “Internet Explorer, que dominou web por duas décadas, chega ao fim”, “Microsoft anuncia a aposentadoria do Internet Explorer”, “Microsoft anuncia fim do Internet Explorer para agosto de 2021”, entre muitos outros.

Internet Explorer 11 chega ao fim
RIP?

Internet Explorer terá atualizações no Windows

Por que o anúncio da Microsoft foi noticiado dessa forma? Em parte, porque isso chama mais a atenção dos leitores. Afinal, os textos em si geralmente notam que só os serviços online do Microsoft 365 deixarão de funcionar no IE.

Na minha opinião, a Microsoft também tem um pouco de culpa nisso tudo. Para explicar que o IE11 continuará a receber suporte, ela diz que “o Internet Explorer 11 é um componente do sistema operacional Windows e segue a Política de Ciclo de Vida do produto no qual está instalado”.

Para muita gente, é difícil decifrar o que isso significa. O termo crucial é “componente”: isso significa que o Internet Explorer segue o mesmo cronograma de suporte que o próprio Windows. “O suporte para um componente será encerrado na mesma data em que o suporte para o Windows for encerrado”, explica a empresa.

Na prática, isso significa que o suporte do Internet Explorer 11 só vai acabar quando estas versões do Windows deixarem de receber atualizações: Windows 10, Windows 8.1 Update, Windows Server 2012, Windows Server 2012 R2, Windows Server 2016 e posteriores.

A estratégia da Microsoft é manter o Windows 10 como a “última versão” do sistema operacional, atualizando-o a cada semestre. Enquanto isso acontecer, o IE 11 seguirá tendo suporte. Inclusive, ele foi atualizado na semana passada para corrigir falhas de segurança — não precisa dizer adeus para ele por enquanto.

Lista de versões do IE com suporte em cada versão do Windows:

Suporte do Internet Explorer 11

Receba mais sobre Internet Explorer na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados