Google adota biometria em preenchimento de senhas no Android

Autenticação biométrica para preenchimento de senhas no Android pelo Google pode utilizar a digital ou reconhecimento facial

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Samsung Galaxy S10+ biometria

O Google está começando a permitir que o preenchimento automático de senhas no Android aconteça apenas depois da autenticação do usuário, com ajuda da biometria. A novidade começou a aparecer no Google Play Services e isso significa que o recurso pode chegar em muitos aparelhos ao mesmo tempo.

Um grande número de smartphones e tablets que rodam o sistema operacional móvel do Google permitem o preenchimento automático de senhas em apps, ferramenta que é bastante útil quando você formata o aparelho e precisa logar em todos os aplicativos mais uma vez.

O problema é que basta que o aparelho esteja desbloqueado para que a sugestão de inserir a senha apareça quando necessário. Detalhe que pode ser um problema para os que esquecem o celular com a tela ligada e vão fazer outra coisa.

Para dar mais segurança e resolver este dilema, uma pequena alteração aconteceu dentro do Google Play Services em sua versão 20.33.13 e que permite adicionar autenticação biométrica para que a senha seja inserida em seu devido campo. É mais ou menos a mesma ideia do preenchimento automático de senhas em contas da Apple em iPhones e Macs, que sempre exigem este tipo de autenticação antes de inserir os dados.

Google usa leitor de digitais ou reconhecimento facial

No Android o usuário pode ser identificado com ajuda do leitor de impressões digitais ou então o reconhecimento facial, que é um método bastante falho em alguns smartphones – onde uma simples foto do dono pode desbloquear o aparelho. O novo preenchimento não ativa a autenticação por padrão, então se você quiser (eu sugiro que queira) ativar é só entrar entrar em Ajustes, depois toque em Sistema, Idioma e teclado, para depois tocar em “Serviço de Preenchimento automático” e selecionar o Google.

Nesta tela existirá uma chave que aciona a autenticação por biometria no Android. Vale lembrar que como cada fabricante altera o sistema operacional, alguns nomes de partes do caminho podem ser diferentes no seu celular. Tente encontrar algo mais próximo possível. Como a novidade chega pelo Play Services, ela deve aparecer em mais modelos e não depende de atualização do Android.

Com informações: Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados