Fall Guys: Ultimate Knockout – Você vai amar odiar esse jogo

Você vai amar odiar esse jogo, criar um monte de expectativas, perder sua dignidade e, no final, ainda vai gostar disso tudo

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 11 meses
Fall-Guys-Review

Vamos começar pelo começo: Fall Guys é uma gincana divertida que reúne 60 jogadores online e ao mesmo tempo de forma caótica e lembra muito as Olimpíadas do Faustão e suas provas como “A ponte do rio que cai” (Bridge Ball), da década de 90 — ok, revelei a idade. Se você for mais jovem, a ausência da referência não prejudica a experiência. Eu particularmente fiquei viciada em terminar as provas, puxar caudas e descolar skins novas.

Review de Fall Guys

Sua popularidade, em parte, se deve ao lançamento — em 4 de agosto — de forma gratuita na PS Plus, para PlayStation 4. Fora dela, o jogo custa R$ 83,50. Na Steam, e apenas para Windows, você pode desfrutar do game por R$ 38. Confesso que senti falta de uma versão móvel do joguinho, principalmente, para o Nintendo Switch. 

A pergunta que não cala é: vale o preço? Conto um pouco da minha experiência com o jogo, que baixei gratuitamente na PS Plus. Adotei uma sessão diária que me diverte sem compromissos. Para quem for mais fominha, temos o Guia de Troféus de Fall Guys

Fall Guys / Review

Adeus, dignidade! 

Agora falando sério, Fall Guys: Ultimate Knockout é jogo do segmento battle royale. Sim, mais um. Mas ele é único. Para se destacar no meio de tantos, a Mediatonic criou uma disputa em que, mesmo sem vencer, você se diverte. Nas palavras dos desenvolvedores, Fall Guys é um “pandemônio online”. Os Guys vivem caindo e parecem jujubas ou feijões.

Fall Guys, por eles mesmos:

“Fall Guys reúne hordas de participantes online em disparada por rounds cada vez mais caóticos até sobrar um único vencedor! Enfrente obstáculos bizarros, empurre seus concorrentes inconvenientes e desafie as leis da física a caminho da vitória. Deixe sua dignidade para trás e prepare-se para fracassos hilários em sua missão pela coroa!”.

Dito isso, por mais que vencer seja o objetivo de qualquer jogo, saiba que mesmo perdendo você consegue se divertir. Esse é o ponto mais positivo das partidas, é divertido e sempre!

Essa sou eu, me classificando na última posição. Foi por pouco!

Não tem história, abertura, enrolação, paisagens cinematográficas, personagens famosos, trilha sonora fantástica, comandos secretos, easter egg, nada disso, nadinha.

Mecânica do jogo

São dezenas de mini-games que reúnem até 60 jogadores — enquanto são conectados, o seu Guy vai ficar caindo numa tela como esta, abaixo. Reunidos os vários jogadores, todos devem correr para disputar a coroa. Em cada “jam” há um número específico de Guys que podem se classificar cruzando a linha de chegada, confira o limite total no topo da tela.

Fall Guys / Review

A definição é da própria Mediatonic, mas vale reproduzir:

  • Um pandemônio online: uma série de percursos com desafios malucos, obstáculos ridículos e uma multidão de concorrentes querendo avançar para o próximo round caótico;
  • Competição e cooperação: as fases alternam entre desafios competitivos free-for-all e os cooperativos (com times organizados por cor), onde a equipe perdedora inteira é eliminada;
  • Comicamente físico: divirta-se com a física do jogo, vendo os outros competidores em momentos ridículos, fracassando de forma épica, principalmente quando caem sem razão;
  • Deliciosamente personalizável: fracasse com estilo em Fall Guys, ostentando os mais variados visuais (skins), que vão desde orelhas de coelhinho até fantasias de abacaxi.

Jellybean vibes

São mais de 20 tipos diferentes de rounds (ou minijogos). Em cada jogo, é preciso correr, pular, se equilibrar ou tomar atitudes rápidas e certeiras. Cada jogo também tem seu próprio conjunto de regras e estratégias; veja uma lista completa com todas as rodadas do jogo.

O game tem classificação indicativa livre, é extremamente fácil de jogar. Depois de perder algumas partidas, você já está pronto para se tornar extremamente competitivo. Mesmo quem não tem o hábito de jogar com frequência vai conseguir se adaptar rapidamente. Não preciso dizer que o game é um sucesso com crianças (de todas as idades, incluindo eu).

Classificado Fall Guys / Review

Basicamente, é preciso de agilidade no botão analógico, dar pulos certeiros e puxar um cauda ali e outra aqui (isso pode render a sua classificação numa partida). Em jogos de equipe, é necessário segurar ovos, bolas e outros itens, com o R2. O resto é correria.

Ao vencer partidas do tipo “cada um por si”, o jogador é também levado a partidas que só acontecem entre equipes (com parceiros escolhidos automaticamente pela plataforma), divididas por cores, em que apenas as que pontuarem mais seguem classificadas no jogo.

Isso também significa que, nesses rounds, não importa o quão bom você seja, se o restante da equipe for pior, você perde a partida do mesmo jeito. Não há formas de se comunicar com os seus parceiros ou maneira de combinar uma estratégia, o jogo de decide no campo.

Fall Guys Equipes / Review

As partidas duram poucos minutos, o suficiente para você arrancar os cabelos, respirar e voltar a competir. É difícil parar quando as coisas vão bem ou mesmo se tudo der errado.

Jogar com amigos

Convidar Amigos Fall Guys / Review

Você pode jogar com até três amigos, mas é um pouco decepcionante. Ao formar uma equipe com quatro Guys todos podem participar do mesmo round — mas não há cooperação. O progresso no jogo ainda é baseado em sua qualificação individual. 

Se um membro da equipe for eliminado, ele permanece eliminado. Apenas um Guy pode vencer… então, é você contra os seus amigos. Sempre online. Não há suporte para partidas exclusivas entre os jogadores de uma equipe, por exemplo, tampouco jogo solo ou offline.

Fall Guys / Review

Kudos e Coroas

Há dois tipos de moedas no jogo: Kudos e Coroas. Você pode ganhar ambos jogando. Quanto mais joga, mais ganha. O jogador ganha coroas ao vencer um round. Já os Kudos, são moedas ganhas participando, mesmo que o jogador não consiga se classificar. Você também tem a opção de comprar Kudos com dinheiro real, como uma microtransação.

O que motiva a conseguir mais e mais Kudos e Coroas? As skins. De nível em nível, o jogador tem acesso a novas cores, chapéus e outros acessórios que tornam o seu Guy mais divertido. Além de, também, conseguir se destacar no meio daquela multidão.

Kudos e Coroas Fall Guys / Review

Skins

Falando em skins, é no menu, antes de começar a jogar, que você pode personalizar seu Guy (ou a sua jujuba, chame como quiser). Escolha um padrão de cor e, em seguida, a metade superior e a metade inferior da roupa. Existe um grande número de combinações disponíveis como abacaxi, pombo, monstro, batata-frita, rinoceronte, unicórnio… muitas!

Quem comprar o jogo pela Steam pode obter logo de primeira o pacote Collector’s Edition, com algumas skins bem diferentonas. A boa notícia é que Fall Guys já recebeu atualização no PS4 com skins extras que antes eram exclusivas do PC e agora também estão na loja do jogo para o console da Sony. A verdade é que as roupinhas te pegam de jeito e você tem dois caminhos para ficar feliz: comprar muitos Kudos ou vencer partidas até consegui-las.

Seasons

São esperadas novas temporadas no jogo. A participação nas próximas fases de Fall Guys será gratuita. Haverá recompensas vinculadas a cada evento, incluindo, claro, novas skins.

A segunda temporada vem por aí:

Servidores baleiando jujubando

O sucesso tem um preço. Em uma semana, Fall Guys superou os 2 milhões de downloads só na Steam. No mesmo intervalo de tempo, surgiu um aviso na loja: “nós subestimamos o número de jujubas no potinho. Estamos trabalhando muito para aumentar a capacidade do servidor, mas esteja ciente de que a combinação de partidas pode aumentar ou diminuir durante a janela de inicialização”. Ou seja, os servidores estão baleiando no PC e no PS4.

E pensar que os desenvolvedores da Mediatonic ainda pensaram em fazer todos os rounds com até 100 pessoas! Mudaram isso depois de testar e perceber que não era tão divertido. 

Cheaters

Eles já estão na mira da plataforma, que promete soluções automáticas anti-cheat, mas é bom que você saiba que, no PC, alguns cheaters estão causando confusão com hacks de super velocidade ou que permitem ao jogador voar. Sim, tem gente voando em Fall Guys…

O hack de super velocidade faz com que o personagem do jogador fique extremamente rápido, tornando a competição injusta. O de voo, não é preciso nem explicar, vitória certa.

Fall Guys: Ultimate Knockout / Review

Conclusão

Mesmo com algumas ausências na mecânica do jogo, como partidas offline ou de treino, jogo cooperativo entre amigos e hacks (que já estão sob controle), o game é muito divertido e pode ser ainda mais legal, a depender dos updates que virão no futuro. Uma demanda, principalmente, de quem vai pagar por essa diversão. Ficou para depois o cross-play, versões para outras plataformas (alô, Nintendo!) e, sob grande expectativa, novas seasons. 

A gratuidade é fator importante nessa febre que se tornou Fall Guys. Se fosse pago, desde o princípio, em todas as plataformas, talvez nem todos se viciassem tão rapidamente nas amigáveis jujubas. A situação é que, com isolamento social — necessário em função da pandemia do novo coronavírus — preço baixo e/ou gratuidade e muitas cores, ação e um toque de humor, Fall Guys caiu no gosto de jogadores dos mais diversos perfis pelo mundo.

Quem for caixista e usar macOS, bem, por enquanto, só posso lamentar. Mas fique atento que os desenvolvedores manifestaram interesse em levar o jogo pra outras plataformas. Você ainda pode rodar o Windows em uma máquina virtual no Macbook, se quiser muito mesmo jogar Fall Guys.

Fall Guys: Ultimate Knockout / Review

Até lá, acho difícil a massa dos primeiros jogadores enjoar. O único problema é que você vai enfrentar adversários sagazes, com meses de treino à sua frente!

Receba mais sobre Fall Guys na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados