Vendas de smartwatch crescem 20%; Apple e Garmin lideram

A presença de modelos de smartwatch com Wear OS do Google nas vendas da primeira metade de 2020 é de apenas 10% de todo o mercado

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Apple Watch Series 5

Em um cenário diferente das vendas de smartphones no primeiro semestre de 2020, o mercado de smartwatch cresceu 20% em receita no mesmo período. O número animador é dividido em três marcas, com a Apple mantendo o primeiro lugar que já tinha no mesmo período do ano passado, mas com duas surpresas que envolvem o crescimento da Garmin e a queda de duas posições da Samsung.

Os números são de uma pesquisa realizada pela Counterpoint, que aponta que o crescimento na receita das vendas aconteceu justamente por conta da pandemia de COVID-19, causada pelo novo coronavírus. Para a analista Sujeong Lim a doença acendeu um alerta nas pessoas que começaram a comprar mais relógios inteligentes por conta de sensores relacionados com a saúde, como medidores de batimentos cardíacos.

Comparando os resultados com a mesma pesquisa realizada na primeira metade de 2019, a Índia marcou um crescimento de 57%, a Europa registrou 9% de aumento e nos Estados Unidos a subida foi de 5%. Em todo o mundo o crescimento na receita foi de 20% e as três primeiras colocadas respondem mais de 69% de toda a receita do mercado.

receita nas vendas de smartwatch primeiros semestre 2020

“A Apple continua dominando o mercado de smartwatch tanto em volume quanto em valor. A empresa conquistou um recorde de metade de todo mercado em receita com a alta demanda pelo Apple Watch Series 5. Em volume de vendas, o Apple Watch cresceu 22% globalmente, com a Europa e América do Norte representando o crescimento mais veloz no primeiro semestre de 2020”, diz Lim.

O ranking das empresas com maior receita registrada neste período fica assim:

  1. Apple: 51,4%
  2. Garmin: 9,4%
  3. Huawei: 8,3%
  4. Samsung: 7,2%
  5. Imoo: 5,1%
  6. Amazfit: 2,4%
  7. Fitbit: 2,4%
  8. Fossil: 2,1%

Algumas mudanças interessantes podem ser notadas, com a Apple passando de 43,2% para 51,4%, a Garmin assumindo o segundo lugar que era da Samsung e que agora caiu para a quarta colocação.

Modelos de smartwatch mais vendidos

Passando da receita para os modelos de smartwatch com maior número em vendas em todo o planeta, mantendo o mesmo período dos seis primeiros meses de 2020, as cinco primeiras posições ficam assim:

  1. Apple Watch Series 5
  2. Apple Watch Series 4
  3. Huawei Watch GT2
  4. Galaxy Watch Active 2
  5. Imoo Z3 4G

Outros dados importantes que merecem destaque incluem a pequena presença do Wear OS e que continua pequena, com apenas 10% de todo o mercado de relógios inteligentes, atrás do watchOS dos Apple Watch. A presença de modelos de smartwatch com conexão direta para a operadora local aumentou e representa agora 25% de todos os gadgets vendidos.

Com informações: Counterpoint.

Receba mais sobre Smartwatch na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados