Início » Telecomunicações » O que é PPPoE? [Como configurar no roteador]

O que é PPPoE? [Como configurar no roteador]

Saiba o que é PPPoE, qual a utilização deste protocolo no acesso banda larga à internet e aprenda a configurá-lo no roteador

Ricardo Fraga Por
TB Responde

Quando contratamos um serviço de acesso banda larga à internet, normalmente, as próprias empresas contratadas cuidam de fazer toda a configuração do modem/roteador do usuário, mas, seja pela compra de um novo equipamento ou problema no atual, às vezes, precisamos fazer as configurações manualmente. Pensando nisso, neste tutorial, ensinamos o que é PPPoE e como configurá-lo no roteador.

O que é PPPoE?

O que é PPPoE?

PPPoE (acrônimo de Point-to-Point Protocol over Ethernet ou Protocolo Ponto-a-Ponto sobre Ethernet) é uma evolução do PPP (acrônimo de Protocolo Ponto-a-Ponto), utilizado nas conexões dial-up, aquelas em que o computador do cliente discava para um servidor da empresa que fornece acesso através da linha telefônica

O protocolo PPPoE é um protocolo de conexão que interliga dois computadores e foi desenvolvido para que uma única conexão entre o cliente e o servidor possa ser compartilhada com mais usuários em uma rede através de um roteador.

É utilizado, entre outras, por empresas que prestam serviço de acesso banda larga e fornece autenticação, criptografia e compressão de dados ao processo de conexão à internet.

A possibilidade de permitir a autenticação do usuário junta à empresa prestadora de serviço de acesso banda larga é um dos principais motivos para o seu uso. Através da autenticação, as empresas podem controlar, por exemplo, que tem acesso aos seus serviços e a largura de banda à qual o cliente tem direito.

Como configurar no roteador

Agora que você já sabe o que é PPPoE e como ele funciona, ensinamos como configurar o seu roteador para acessar pelo protocolo. Antes de continuar, você vai precisar saber qual é o endereço IP do seu roteador.

Este tutorial utiliza a interface administrativa do TP-Link Archer C6, mas, de uma forma geral, os passos a seguir não variam muito entre os roteadores.

Primeiro acesso

  1. Abra o seu navegador e digite o endereço IP do roteador. No caso de roteadores TP-Link, também é possível acessar a interface através do endereço tplinkwifi.net;
  2. Entre com os dados de login fornecidos pelo fabricante do roteador (normalmente, estão em uma etiqueta na caixa);
  3. Nas “Configurações Rápidas”, selecione o fuso horário relativo à região na qual você está;
  4. Clique em “Avançar”/“Próximo”/“Next”;O que é PPPoE?
  5. Na tela seguinte, selecione o protocolo PPPoE;
  6. Clique em “Avançar”/“Próximo”/“Next”;O que é PPPoE?
  7. Digite o nome de usuário e senha fornecidos pelo provedor de serviço. Se você não tiver acesso aos dados, entre em contato com o suporte do provedor de acesso;
  8. Clique em “Avançar”/“Próximo”/“Next” e siga preenchendo as informações para configurar o acesso wi-fi do seu roteador.O que é PPPoE?

Ao final, se todas as informações tiverem sido preenchidas corretamente, o roteador vai autenticar nos servidores da empresa que fornecesse o acesso e você já estará navegando na internet.

Alterando o tipo de conexão

  1. Abra o seu navegador e digite o endereço IP do roteador. No caso de roteadores TP-Link, também é possível acessar a interface através do endereço tplinkwifi.net;
  2. No modo de configuração básico, acesse a opção “Internet”, normalmente localizada no menu esquerdo;
  3. Selecione o protocolo PPPoE;
  4. Insira os dados de login e senha e salve as alterações;
  5. Salve as alterações;
  6. Se você for utilizar o modo de configuração avançado, acesse a opção “Rede”;
  7. Em seguida, “Internet”;
  8. Selecione o protocolo PPPoE;
  9. Insira os dados de login e senha;
  10. Salve as alterações.

Ao final, se todas as informações tiverem sido preenchidas corretamente, o roteador vai autenticar nos servidores da empresa que fornecesse o acesso e você já estará navegando na internet.

Conclusão

De uma forma resumida, o protocolo PPPoE é aquele que permite que apenas um dispositivo da casa ou empresa se conecte aos servidores da empresa prestadora do acesso banda larga à internet e compartilhe com os demais dispositivos da rede.

E, agora que você aprendeu a fazer a configuração do seu roteador para se conectar via PPPoE, pode ficar mais tranquilo caso precise trocar de equipamento ou fazer algum ajuste a pedido da empresa fornecedora do acesso.

Com informações: Digital Citizen e TP-Link

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação