O Moto G9 é o mais novo celular da Motorola. Anunciado nesta segunda-feira (24), o sucessor do Moto G8 traz bateria de 5.000 mAh em sua ficha técnica intermediária e câmera tripla, com sensor principal de 48 megapixels. As vendas do smartphone da marca norte-americana começam ainda em agosto, na Índia.
- Review Motorola Moto G8: mais câmeras, menos pixels
- Qual a diferença entre Moto G8, G8 Power, G8 Play e G8 Plus?
O Motorola Moto G9 é apresentado poucos meses após o lançamento de seu antecessor no Brasil, anunciado em março de 2020. Sua tela LCD mede 6,5 polegadas e possui resolução HD+. Além disso, ao contrário do Moto G8, a câmera frontal de 8 megapixels está abrigada em um notch em formato de gota, e não em um furo no display.
O conjunto fotográfico é triplo, com câmera principal de 48 megapixels e abertura de f/1.7. Os demais sensores possuem resolução de 2 megapixels, sendo um para macro e outro para capturar a profundidade de campo para fotos com o popular modo retrato (efeito bokeh).
A ficha técnica intermediária do Moto G9 é formada pelo processador Snapdragon 662 (octa-core de até 2 GHz), 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento, que pode ser expandido via cartão de memória (microSD). A bateria tem 5.000 mAh de capacidade e pode ser reposta com carregadores de até 20 watts.
O novo smartphone da Motorola ainda possui entrada dedicada para fones de ouvido (3,5 mm), porta USB-C, NFC, Bluetooth 5.0, Wi-Fi (802.11 ac), leitor de impressões digitais na traseira e botão dedicado para acionar o Google Assistente, assim como o Moto G 5G Plus. O telefone sai da caixa com Android 10 de fábrica.
O lançamento chegará às lojas da Índia em 31 de agosto com o preço sugerido de 11.499 rúpias (cerca de R$ 870 em conversão direta) em duas opções de cores: azul e verde. Não há previsão de lançamento do Motorola Moto G9 no Brasil.
Motorola Moto G9 – ficha técnica
- Tela: LCD TFT de 6,5 polegadas, resolução HD+ e proporção 20:9
- Processador: Qualcomm Snapdragon 662 (octa-core de 2 GHz)
- RAM: 4 GB
- Armazenamento: 64 GB, expansível por cartão microSD
- Câmera traseira tripla:
- principal: 48 megapixels, f/1.7
- macro: 2 megapixels, f/2.4
- profundidade: 2 megapixels, f/2.4
- Câmera frontal: 8 megapixels, f/2.2
- Bateria: 5.000 mAh, carregador de 20 W
- Sistema operacional: Android 10
- Conectividade: USB-C, entrada 3,5 mm para fone de ouvido, Bluetooth 5.0 Wi-Fi 802.11 ac, NFC
- Mais: leitor de digitais na traseira e botão dedicado para o Google Assistente
- Dimensões e peso: 165,2 x 75,7 x 9,2 mm, 200 g
Com informações: Android Central e XDA-Developers
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Mais um Motorola sem nenhum atrativo que leva uma surra de qualquer Xiaomi.
Tem algum aparelho Android que não seja asiático ?
Fora o PIXEL que nunca vi, só ouço falar.
Sendo produzido atualmente além dos Pixel, eu acho que não.
Positivo, Multilaser, Alcatel, Blu, a própria Motorola, que tem sua sede em Chicago.
Anyway, gostaria que o Moto G 5G, chegasse por aqui.
Positivo e Multilaser eu não sei se fabricam. Eu acho que eles compram de OEM chinesas e relançam com a própria marca, que é o que a Blu faz também.
A Motorola Mobile, braço responsável por celulares, é controlada pela Lenovo, que é de HK.
A Alcatel é uma situação bizarra, mas a marca é licenciada pra TCL, que é chinesa e a usa pra lançar os aparelhos.
A Motorola foi comprada pela LENOVO da… China.
Uma relevante de citar é a NOKIA. Que até onde eu saiba, nenhuma chinesa comprou. Porém quem tem ? Onde compro ?
Essas outras não me parecem serem tão relevantes. Me parece que o no Brasil, figura mesmo é aparelhos asiáticos quase que na totalidade.
Mas, veja o lado bom: tal smartphone vem com NFC(espero que no Brasil tenhs este recurso), novo Snapdragon 662 e Wi-Fi ac(ufa, finalmente).
Daqui pra Dezembro lançam o Moto G 10, com as mesmas configurações do Moto G9
Seria a mesma coisa que dizer que a Volvo é Chinesa, que o Burger King é Brasileiro, que a Ambev é Belga só pq o acionista maioritário é de outro país.
Eu vejo de acordo com a sede.
3 anos atrás comprei Zenfone 4 com SoC Snapdragon 660.
3 anos depois a Motorola lança Moto G9 com SoC 662?
Não está evoluindo a lihha de SoCs intermediários? Pelos números me parece estagnado.
Existem outros modelos: 665, 670, 675.
https://www.qualcomm.com/products/snapdragon-6-series-mobile-platforms
Pode ser. Se bem que BK virou só acionista majoritário, a AMBEV foi uma fusão.
Depende muito.
Realmente não conheço os detalhes da Motorola.
Sempre pensei que a LENOVO comprou a parte de celular da MOTOROLA, não tem mais nada a ver com o americanos. Só mantiveram a marca pq é forte, bem melhor do que mudar pra LENOVO de sopetão. Tipo o que a FITBIT fez com o PEBBLE.
Mas se é tipo o BK e AMBEV, então tudo bem. Não deixa de tirar a hegemonia asiática, principalmente chinesa nos celulares Android, mas ainda deixa representante misto, que é a Motorola, mesmo tendo sido comprada por uma Chinesa.
Não! O Snapdragon 662 é novo processador. Leia isso: https://tecnoblog.net/322106/qualcomm-lanca-snapdragon-720g-662-460-suporte-wi-fi-6-bluetooth-5-1/
Ainda bem que as marcas estão apostando em bateria pra maioria dos modelos, meu G7 Plus com bateria pífia de 3000mAh não aguenta nada, mas acredito que seja uma jogada de marketing pra promover o carregamento rápido. Que bom que dessa vez lembraram de colocar o NFC no projeto.
Motorola lançando mais do mesmo, leitor na tampa traseira e notch de gota acabou com o aparelho
Cara, G7 Power é o telefone interessante, a sua autonomia não tem para ninguém até no momento para bater frente a frente!
As demais câmera possuem seguintes funções: macro, desfoque, profundidade e grande-angular, assim tornando a fotografia do smartphone um pouco mais elaborada!
Interessante que no resto do mundo, este é o G9 Play (que, por sinal, tem um design bem parecido com o suposto Moto E7 Plus, de acordo com a renderização vazada pelo Evan Blass).
Ou seja, o G9 Play indiano tem tudo pra ser ainda mais fraco (um Snapdragon da série 4xx ou Mediatek Helio Pxx?).
Quando tem NFC não tem uma tela decente, Motorola não tem jeito. Espero que ao menos o Moto G9 Plus tenha tanto NFC quanto uma tela Full HD+. E não duvido nada a Lenovo capar o NFC e WiFi 802.11ac do G9 brasileiro, povão não liga mesmo.