Sony WH-1000XM4: cancelamento de ruído e um monte de recursos

Fone de ouvido da Sony tem nova geração com cancelamento ativo de ruído, detecção de voz, múltiplo pareamento e mais

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 11 meses
Fone Sony WH-1000XM4 - Review

O Sony WH-1000XM4 é a nova geração do headphone com cancelamento de ruído mais sofisticado da marca japonesa. O modelo anterior já marcava todas as caixinhas de um bom produto, oferecendo qualidade de som convincente, bateria de longa duração e a tecnologia de isolamento mais eficiente que eu já experimentei. Será que tinha como melhorar?

Cobrando R$ 2.429, a Sony decidiu seguir pelo caminho seguro, sem alterações profundas no design ou nos falantes. Ainda assim, a empresa promete um fone de ouvido mais confortável, com um cancelamento de ruído ainda melhor e com recursos para você nem precisar tirar mais o headphone da cabeça. Compensa? Eu testei o Sony WH-1000XM4 nas últimas semanas e conto tudo neste review.

Análise do fone Sony WH-1000XM4 em vídeo

Aviso de ética

O Tecnoblog é um veículo jornalístico independente de tecnologia que ajuda as pessoas a tomarem sua próxima decisão de compra desde 2005. Nossas análises de produtos são opinativas e não possuem nenhuma intenção publicitária. Por isso, sempre destacamos de forma transparente os pontos positivos e negativos de cada produto.

Nenhuma empresa, fabricante ou loja pagou ao Tecnoblog para produzir este conteúdo. Nossos reviews não são revisados nem aprovados por agentes externos. O WH-1000XM4 foi fornecido pela Sony por empréstimo. O produto será devolvido à empresa após os testes.

Design e conforto

Fone Sony WH-1000XM4 - Review

Na primeira olhada, o WH-1000XM4 é idêntico ao WH-1000XM3. O esquema de cores é o mesmo (só o ouro rosê foi abandonado), os comandos sensíveis ao toque continuam aqui e as opções de conectividade também, com uma porta USB-C para carregar a bateria, uma entrada de 3,5 mm para plugar um fio e um NFC na concha esquerda para se conectar rapidamente a um smartphone compatível.

A diferença ficou nos detalhes: a Sony diminuiu a espessura da almofada superior e tornou as espumas em cada lado mais ovais, distribuindo melhor a pressão sobre a cabeça. Para mim, o headphone continua relativamente confortável para ser usado por várias horas seguidas, mas ainda está atrás do velho Bose QuietComfort 35 II, que é 20 gramas mais leve e exerce menos pressão em torno das minhas orelhas.

Fone Sony WH-1000XM4 - Review

Apesar de não ser o melhor em conforto e de não utilizar nenhum material de outro mundo na construção, é fato que a Sony entrega um design de respeito. Tudo é muito bem encaixado, sem folgas e com ótima sensação ao toque. E o estojo de transporte que acompanha o WH-1000XM4 é compacto e bem rígido, sendo uma mão na roda para levar o fone para qualquer viagem. Pelo menos quando a pandemia acabar.

Fone Sony WH-1000XM4 - Review

Software e funções

Talvez as melhores novidades estejam no software. Se o WH-1000XM3 era um bom fone de ouvido, o WH-1000XM4 é um bom dispositivo vestível. A Sony nitidamente se esforçou em desenvolver recursos para você não precisar mais nem tirar o headphone da cabeça. Ainda assim, quando tirar, um novo sensor permite pausar a música quando o fone não estiver sendo usado, o que ajuda a economizar bateria.

Fone Sony WH-1000XM4 - Review

O Quick Attention, que diminui temporariamente o volume da música e desativa o cancelamento de ruído para você conversar com alguém, só colocando a mão na concha direita, continua disponível. Mas agora existe o modo Falar, que parece bruxaria: assim que você começa a falar, o WH-1000XM4 entra sozinho no modo de atenção, pausando a música e permitindo que você ouça a voz da outra pessoa.

Fone Sony WH-1000XM4 - Review

Conversando com a gerente de marketing da Sony, Ana Malerbi, ela me explicou que a tecnologia é baseada em machine learning e aprende a voz do usuário em até dois dias. Nos meus testes, o recurso funcionou desde o primeiro dia, inclusive no modo de baixa sensibilidade, que foi mais adequado dentro de casa. É claro que o modo Falar tem limitações: ele também entrou em ação quando eu cantarolei uma música, então talvez você precise desativar o recurso manualmente em certas ocasiões.

O aplicativo da Sony agora pode usar a localização do GPS do seu celular para decidir quando ativar, reduzir ou até desligar o cancelamento de ruído, mas não consegui testar esse recurso porque estamos em tempos de distanciamento social, então fica para uma próxima oportunidade.

Fone Sony WH-1000XM4 - Review

O que consegui testar e que faz sentido considerando que mais pessoas estão trabalhando de casa é o múltiplo pareamento, uma função que existe há tempos na concorrência e estava ausente na linha 1000X. No meu caso, deixei o fone pareado ao notebook para ouvir música e, sempre que necessário, ele alternava para o celular para atender uma ligação, por exemplo. O recurso foi bem falho nos primeiros dias e não funcionava direito no iPhone, mas uma atualização de firmware corrigiu o problema.

Para quem se interessa por sopa de letrinhas, uma ausência notável do WH-1000XM4 é o codec aptX, da Qualcomm, que existia na geração anterior e foi removido. Quem é usuário de iOS não deve notar problemas, já que o codec usado sempre foi o AAC, mas donos de Android com ouvidos mais sensíveis podem sentir uma pequena piora na qualidade no modo SBC. Vale lembrar que o codec LDAC, de alta resolução, continua disponível, mas não funciona no modo de duplo pareamento.

Qualidade de som e microfone

Fone Sony WH-1000XM4 - Review

O som do WH-1000XM4 é encorpado, com graves extensos e de boa profundidade, que são bastante divertidos em músicas pop, mas podem soar um pouquinho exagerados para quem prefere um som mais aberto e não tão quente, como é o meu caso. O impacto das baixas frequências, que também era visto no modelo anterior, fica bem notável nas batidas de Call You Mine dos Chainsmokers. A energia na apresentação também é forte no Contact, do Daft Punk.

Ser encorpado não significa que os detalhes são deixados de lado. Os médios são reproduzidos com todas as suas nuances e têm boa separação instrumental, passando no meu teste do refrão de One Last Breath, do Creed, com vocal, guitarra e pratos que facilmente se transformariam em uma bolota de barulho em fones de qualidade inferior. Também me agrada bastante a textura do violino no início das Quatro Estações de Vivaldi: nítida, mas não incômoda.

Fone Sony WH-1000XM4 - Review

Uma novidade é o DSEE Extreme, uma evolução do DSEE HX, que tenta melhorar a qualidade de som ao trazer de volta detalhes que foram perdidos em músicas com compressão. Honestamente, eu não sinto diferença significativa com o recurso ativado, mas ele pelo menos não piora a experiência sonora como no WF-1000XM3, que adicionava granulação nas vozes femininas. Nos meus testes, o DSEE Extreme ficou sempre ligado.

Já a qualidade do microfone fica dentro do que eu espero de um fone de ouvido Bluetooth, ou seja, é apenas ok. Mesmo com uma nova tecnologia chamada Precise Voice Pickup, a voz continua com um leve aspecto metalizado, típico de compressão, que pode prejudicar o entendimento de algumas palavras. Ainda assim, está menos pior que na geração passada e permite que a pessoa do outro lado da linha consiga te entender satisfatoriamente bem.

Cancelamento de ruído e bateria

Fone Sony WH-1000XM4 - Review

O cancelamento ativo de ruído é um dos pontos de destaque da linha 1000X e está realmente muito bom. Diferente do que fiz nas gerações passadas dos headphones da Sony, não consegui testar o recurso dentro de um avião por motivos óbvios, mas o WH-1000XM4 se deu muito bem ao eliminar os ruídos do dia a dia.

Assim como outras tecnologias de ANC, o fone não faz milagres com sons mais agudos e inconstantes, como pessoas falando e barulhos de construção ao lado, mas está perceptivelmente melhor que no WH-1000XM3. Para quem trabalha em escritórios com muitas pessoas ou mora em uma rua movimentada, com motores e sirenes passando ocasionalmente, é só tocar uma música em volume baixo que o headphone te isola do mundo externo.

Fone Sony WH-1000XM4 - Review

A bateria, cuja promessa de autonomia é de 30 horas, ficou bem abaixo disso nos meus testes, mas ainda é boa. Com volume em 50% (o que é um nível bom para um ambiente interno) e conectado a um iPhone 11 Pro Max e um MacBook Pro ao mesmo tempo, utilizando o codec AAC, o WH-1000XM4 foi capaz de tocar música em múltiplas sessões que somaram aproximadamente 21 horas antes de desligar por falta de carga.

E o carregamento rápido é realmente eficiente: com apenas 30 minutos plugado no USB-C, a bateria foi de zero até 60% nos meus testes. A Sony promete 5 horas de música com 10 minutos de carga e você pode mesmo esperar algo bem perto disso.

Vale a pena?

Fone Sony WH-1000XM4 - Review

O novo fone de ouvido da Sony é um excelente refinamento em relação ao WH-1000XM3, que já era por muitas pessoas considerado o melhor de sua categoria. A fabricante não reinventou a roda em nenhum momento: tudo o que temos são pequenas melhorias no áudio, no design e, claro, no cancelamento de ruído. Apesar de não ser uma mudança da água para o vinho, o WH-1000XM4 está realmente muito bom em eliminar os ruídos do dia a dia, como conversas paralelas.

Fone Sony WH-1000XM4 - Review

A Sony entrega um conjunto muito completo: o fone é confortável, tem recursos úteis, controles que funcionam bem e uma apresentação sonora que deve agradar a maioria das pessoas. Para quem não é tão purista, o WH-1000XM4 é bem versátil em equalização, então você pode diminuir um pouco os graves se achar que eles aparecem demais, ou baixar as outras frequências para criar um clima ainda mais quente.

O preço do WH-1000XM4 é o mesmo da geração passada em dólares, mas o valor em reais aumentou de acordo com a variação cambial no período, chegando a R$ 2.429, o que certamente é bem acima do que o brasileiro médio pode pagar. No entanto, para quem tem condições financeiras para arcar com esse headphone, é difícil se arrepender: se a Sony já era a rainha da categoria desde o modelo anterior, ela só garantiu sua coroa em 2020.

Sony WH-1000XM4

Prós

  • Boa duração de bateria e carregamento rápido
  • Cancelamento ativo de ruído impecável
  • Confortável para ser usado por longas horas
  • Recursos de sobra e aplicativo móvel completo
  • Som encorpado e personalizável
  • USB-C, NFC, LDAC: conjunto completo

Contras

  • Ainda dá para ser mais leve
Nota Final 9.4
Agudos
9
Bateria
9
Conectividade
9
Conforto
9
Design
9
Graves
10
Isolamento
10
Médios
10
Recursos
10

Receba mais sobre Sony na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados