A demanda por altas velocidades de conexão de internet, forçou o início da era de fibra ótica residencial. Em nosso artigo, explicaremos o que é cabo drop e como a escolha correta desse material pode ser o diferencial para a qualidade de conexão via fibra.
- O que é PPPoE? [Como configurar no roteador]
- Qual a diferença entre Vivo Fibra e Vivo Internet [Speedy]?
O que é cabo drop?
O cabo drop é peça chave para a qualidade na conexão FTTH (fibra óptica residencial), a escolha adequada desse cabo será importante para um serviço ser satisfatório. Ele influencia na confiabilidade, a flexibilidade das operações e fazer economia quando instalar a FTTH.
O cabo drop serve como link direto da empresa provedora de internet até o cliente. É o responsável pela entrega da conexão para o cliente. Normalmente, os cabos são feitos com 12 fibras óticas, dentro de um tubo tampão.
Modelos de cabo drop de fibra ótica
Tipo 8
Esse cabo tem dois duas subpartes, o cabo com um fio de aço e a outro com a fibra. Ele combina o fio mensageiro e a fibra no mesmo processo. Normalmente usado para aplicações de cabos aéreos.
Cabo ótico dielétrico
O cabo com a fibra passa no meio de dois fios de aço, essa configuração suporta aplicação direta enterrada, conduíte e suporte aéreo. É o tipo de cabo drop encontrado mais facilmente.
Cabo blindado
As fibras passam centralmente, uma folha metálica recobre o tubo das fibras e dá uma proteção a mais em forma de barreira.
Cabo tonificado
Em questão de design se parece com o tipo 8, com duas partes distintas, uma constituída pelo cabo dielétrico e a outra pelo fio de aço. Essa aplicação suporta o enterramento e aérea.
Resistência dos cabos drop
Os variados tipos de cabos têm componentes com resistências diferentes à tração. Os componentes são usados para que garantir que nenhuma tensão de tração seja colocada diretamente na fibra. Se as forças de tração superarem a capacidade do cabo, será danificado, quebrando a fibra ótica e interrompendo a transmissão de dados.
Métodos de conectividade dos cabos drop
Basicamente, existem dois tipos de conectividade dos cabos drop, os chamados Factory-terminated e Field-terminated.
Os terminados em fábricas são de qualidade superior, fornecem conexões confiáveis e de alto desempenho, tem a geometria controlada e causam menos perda ótica. Os fabris reduzem o custo de mão de obra e aceleram a instalação.
A desvantagem é o custo dos cabos ser mais alto, e estarem disponíveis apenas em tamanhos pré determinados, o que pode deixar os técnicos em apuros caso o tamanho do cabo não seja adequado. Isso atrasaria a instalação e aumentaria o custo de mão de obra.
Esses riscos podem ser assumidos para ligações internas, em conjuntos e áreas específicas, porém, a substituição do cabeamento externo poderia ser muito cara por conta dos altos custos de instalação subterrânea e aérea.
Os Field-terminated, ou cabos de campo, usam bobinas de cabos em massa, adequando o tamanho necessário ao local de instalação. Essa característica acelera o tempo de instalação da fibra, reduzindo seus custos também. Os cabos de campo permitem adaptações e emendas feitas durante o trabalho.
Os custos do assinante são reduzidos em larga escala. Permite a durabilidade e confiabilidade nas seções de fornecimento de conexão. Reparos são rápidos para recuperar a conexão normal do cliente.
Dicas de conservação da fibra ótica
- Fibra ótica rompida: Não pegue os cacos com as mãos, eles são afiados, podendo perfurar facilmente a pele humana. Coloque-os dentro de um recipiente antes de jogar fora, assim como fazemos com cacos de vidro normais;
- Mantenha limpo o local onde está a fibra ótica: Ao entrar em contato com a fibra ótica a sujeira pode interferir na correta transmissão de dados, reduzindo sua velocidade;
- Cuidado com os Pets: Deixe os mais afastados possível do cabo, brincando eles podem morder e romper a fibra, se machucando com os cacos;
- Não olhe diretamente para a ponta da fibra: A radiação de luz transmitida pelos cabos são extremamente nocivas para nossos olhos, podendo causar cegueira, ao segurar um cabo de fibra ótica, não aponte para a sua vista.
Com essas dicas esperamos ter explicado um pouco sobre os cabos drop de fibra ótica, e tirado algumas dúvidas quanto a sua conservação.
Mais informações: fiber-optic-solutions.com, copeltelecom.com
Comentários da Comunidade
Participe da discussão