INSS mantém atendimento exclusivamente remoto até setembro

Atendimento nas agências do INSS foi remarcado para 14 de setembro; cidadão deve recorrer ao serviço online Meu INSS

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Meu INSS (imagem: Tecnoblog)
Meu INSS

Em portaria publicada nesta segunda-feira (24) no Diário Oficial da União, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) confirmou que o atendimento presencial nas agências do órgão só voltará em 14 de setembro. Até lá, beneficiários e demais cidadãos terão que recorrer ao atendimento remoto, como já vinha sendo feito.

A suspensão do atendimento nas unidades do INSS teve início em março em função da pandemia de coronavírus (COVID-19). Desde então, o órgão vem postergando a retomada do atendimento presencial. Este é o sétimo adiamento. A previsão anterior era a de retorno para a data de hoje.

Como alternativa, o INSS orienta o cidadão a buscar atendimento a partir do telefone 135 ou na plataforma Meu INSS, disponível tanto via web quanto por aplicativos para Android e iPhone.

O Meu INSS oferece vários serviços, como extratos previdenciários, acompanhamento de solicitações, simulação de tempo de contribuição, atualização de dados cadastrais e envio de documentação digitalizada para pedido de aposentadoria.

Mas, na prática, nem tudo é tão simples. Determinados procedimentos, como aqueles relacionados a perícias médicas, ainda dependem de atendimento presencial. Não são poucos os casos de pessoas que deram entrada no Auxílio Doença via Meu INSS, por exemplo, mas não conseguem fazer o processo avançar.

Além disso, o primeiro acesso à plataforma pode ser trabalhoso. Em muitos casos, o cidadão precisa gerar uma senha provisória no site ou caixa eletrônico do banco no qual tem conta para entrar no Meu INSS. O problema é que muita gente trabalha na informalidade e não tem acesso a serviços bancários.

Outro complicador: é comum pessoas de baixa renda ou idade avançada terem pouca ou nenhuma intimidade com a tecnologia. Nessas circunstâncias, elas podem ter que depender de auxílio de parentes ou conhecidos para fazer solicitações via Meu INSS.

Como já informado, a reabertura das agências foi remarcada para 14 de setembro. Porém, o INSS explica que a retomada será gradual e dependerá das especificidades de cada uma de suas unidades. Estas deverão avaliar fatores como quadro de servidores, volume de atendimentos realizados, organização do espaço físico e medidas de limpeza para a retomada.

Receba mais sobre INSS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados