Início » Aplicativos e Software » Microsoft celebra 25 anos do Windows 95 e de seu botão Iniciar

Microsoft celebra 25 anos do Windows 95 e de seu botão Iniciar

Sistema operacional da Microsoft "tornou o PC acessível para pessoas normais"; Windows 95 teve interface feita a partir do zero

Felipe Ventura Por

O Windows 95 foi lançado em 24 de agosto de 1995, ou há exatamente 25 anos: a Microsoft está comemorando o aniversário do sistema operacional para PCs com um vídeo que coloca o botão Iniciar em destaque. A empresa também divulgou entrevistas com dois funcionários de longa data que trabalharam no OS.

Windows 95

Foto por Yining Zhang/Flickr

Meu primeiro PC, da antiga marca Itautec, vinha com o Windows 95 pré-instalado. O sistema teve um papel muito importante em popularizar o uso residencial de computadores pessoais, graças à familiaridade da interface gráfica.

O engenheiro de software Raymond Chen explica no Windows Insider Podcast: “o Windows 95 foi interessante porque tornou o PC acessível para pessoas normais; na época do Windows 3.1, que já representou um salto fantástico, você ainda fazia boot no DOS, ligava o computador, algumas luzes piscavam por um tempo e ele perguntava qual era a data atual… então você fica preso em um cursor piscando, e precisava se lembrar de digitar alguns comandos mágicos”.

Para Chen, os computadores da época “eram uma caixa preta horrível” para o público em geral. E então veio o Windows 95, que levava os usuários diretamente para a interface gráfica. “De repente, as pessoas sabiam como fazer as coisas: você não precisava de um caderno cheio de comandos enigmáticos que apenas um nerd entenderia; era só achar o que você queria e clicar”, diz o engenheiro.

Microsoft fez interface do Windows 95 a partir do zero

O primeiro projeto real de Chen na Microsoft foi o produto que acabou se tornando o Windows 95. O desenvolvedor de software Chris Guzak, por sua vez, começou a trabalhar na empresa durante a época do Windows 2.0; ele acompanhou a transição para as versões seguintes.

No podcast, Guzak afirma que o maior desafio em evoluir do Windows 3.1 para o Windows 95 foi começar a interface (shell) a partir do zero. “Lembro que estávamos trabalhando em implementações parecidas com o Windows 3.1, mas em algum momento — bem, Joe Belfiore apareceu”, conta o desenvolvedor. “Ele se juntou à equipe e eu me lembro dele apresentando sua especificação para a aparência do shell.”

Belfiore definiu como deveria ser a interface do Windows 95 em um documento de cinco páginas que serviu de ponto de partida para o novo design, e que acaba sendo uma referência até nos dias de hoje com o Windows 10.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
15 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@xtudao

Meu primeiro contato com um computador foi um Compaq Presario com windows 95 quando eu tinha meus 5 anos de idade.
Acabei de lembrar que o convite do meu aniversário de 6 anos foi feito no WordArt.

ochateador (@ochateador)

Esqueceram do windows 8 no vídeo ?

² (@centauro)

Ninguém fala do Windows 8.
Nem do Vista.

Mentira, deve ser porque no 8 não tem botão iniciar.

Rafael Machado de Souza (@rafael.mds)

Nem eles querem lembrar aquilo. Hahhaha

Marcos D. (@marcos_5000)

Eu senti falta do Windows 8, mas nem lembraria do Vista se vc não falasse.

Sérgio (@trovalds)

Ah, aqueles 13 disquetes de 3 1/2"… não sinto saudade nenhuma deles. Tinha a versão em CD-ROM mas naquela época era difícil comprar original… gravadora de CD então, quem tinha era só a galera montada na grana.

Lembro que quando a MS lançou o W95 tocou o f***-se pro pc speaker e som só se tivesse placa de som. Na época eu lembro que faturei uma grana boa num trampo e comprei um kit da Creative Labs (placa de som Soundblaster + drive de CD-ROM + caixas de som) e uma impressora jato de tinta HP. Quando ouvi música na placa de som pela primeira vez… cara, que coisa absurda! Fora que tinha aqueles “esquemas de som” e tal que você ficava fazendo ações no Windows só pra ouvi-los.

Sim, teve um driver de som pra PC speaker mas depois que você ouve “som de verdade” (guardadas as devidas proporções, claro), você não volta mais atrás.

O Windows Pode Ser Desligado Com Segurança

² (@centauro)

Bruno Cabral Peixoto (@Bruno_Cabral_Peixoto)

A a tela azul, ninguém vai comemorar o aniversário dela não?

Anderson Antonio Santos Costa (@Anderson_Antonio_San)

Meu primeiro contato com computadores foi na época do Windows 95, quando fiz um curso de informática em 1997 pela Educomp.
Tive então contato com todas as versões seguintes do Windows desde então.
Talvez as versões mais impactantes do Windows sejam o XP e o 7 para muitos.
Acho às sucessivas builds do Windows 10 como mais ou menos em termos de novidades. Algumas aceleram o meu atual notebook, outras o tornam mais lento.
Mas o Top 3 de versões do Windows para mim são: XP, em primeiro, 7 em segundo e 10 em terceiro.
Poderia colocar o Windows 98 em quarto, mas os NT eram bem superiores em desempenho, como o Windows NT 4.0 ou o Windows 2000.
Já o top 3 de fracassos é fácil de fazer: Windows Me, em primeiro, por ter telas azuis toda hora e bugs que não existiam no Windows 2000.
Windows Vista, em segundo, por exigir muito do PC. Só para se ter em conta, meu primeiro PC que tive era um PC Gamer com placa de vídeo de 512 MB e 1 GB de RAM que não aguentou rodar o Vista de tão pesado que era na época.
E em terceiro, empate entre o Windows 8 pela ausência do botão Iniciar e o Windows 1.0 que tinha uma interface confusa. Tanto que muitos começaram no Windows com o Windows 95.

Anderson Antonio Santos Costa (@Anderson_Antonio_San)

25 anos de tela azul da morte…
O Windows tinha muito esse problema nas versões 9x. Foi apenas o Windows XP que praticamente eliminou as telas azuis frequentes.
Tive pouco contato com as telas azuis nos Windows seguintes.
A tela azul do Windows 95 ou do 98 era bem menos técnica, pois vc não sabia qual era o erro cometido. Muitas vezes deparei com a tela azul nessas versões do Windows por erro meu, não da máquina.
No Windows 10 a tela azul é bem rara, mas acho bem mais simplista e tem um QR code que te leva a detalhes do problema, geralmente do computador.
Aliás, do Windows XP em diante, a tela azul era problema do computador para mim…

@RODRIGO

Lembro bem do XP – este substituiu o Linux que usava lá nos anos 2000, mais ou menos 2007-2008!

Zanac_Compile (@Zanac_Compile)

Sou cria do TK85, MSX e depois AMIGA que fazia muito mais que o Windows 95 em 1989. Usava o DOS no PC e resisti ao Windows 95 o máximo que deu.

Tive um artigo publicado num caderno de informática de um certo jornal, na semana de lançamento. Só eu destacando o quanto ele era limitado e ultrapassado para seu tempo.

Pra mim, infelizmente foi a Microsoft a bola da vez naquela época que não a IBM com o superior OS2 Warp.

Diogo Silva (@uzu)

Usei todas versões do Windows a partir do 95, insubstituível.

Alienware GUIse no Windows XP, puts!

Eu (@Keaton)

Shhhh… você está falando daquele que não deve ser falado. D:

CAV (@cav)

Uma igreja aqui na minha cidade tinha uma reliquia ainda com Windows 95 guardada num porão, que não era ligado há uns 15 anos.
Ainda tenho o HD, que é de 1 GB, que ainda está com o Windows 95 OSR 2.5, que instalei manualmente, já que essa versão só era distribuído para OEMs.

Exibir mais comentários