Início » Jogos » Nintendo Switch pode ganhar atualização e 4K em 2021

Nintendo Switch pode ganhar atualização e 4K em 2021

Rumor aponta que console híbrido será remodelado e trará lineup inédito de jogos no lançamento

Vivi Werneck Por

A Nintendo pode lançar uma versão atualizada do Switch já para o início de 2021. O rumor, que vez ou outra reaparece, ganhou foco novamente após informações do Economic Daily News (Taiwan) e do Bloomberg. O novo modelo seria equipado com um hardware mais poderoso, visual remodelado e suporte a 4k.

animal crossing new horizons nintendo switch

Se confirmado, esse upgrade de capacidade de processamento pode ser o primeiro desde 2017. A Nintendo chegou a lançar novos modelos do seu híbrido no ano passado, mas com atualizações focadas num consumo mais eficiente de bateria e sem grandes mudanças em hardware. Lembrando que o Switch Lite (apesar de ser um modelo diferente) é uma edição mais limitada do console “padrão”.

A estrutura de hardware atual do Nintendo Switch (modelo de 2019) é baseada no chip Nvidia Tegra X1 T214, que foi anunciado há 5 anos. Dito isso, há muito o que se pode melhorar neste quesito, dado que hoje em dia um chip de 5 anos já é digno de museu.

Novo Nintendo Switch, novos jogos

Ainda segundo o Bloomberg, o possível Switch de 2021 não chegará sozinho. O site afirma que um lineup com novos jogos será lançado juntamente com o console remodelado.

De repente, é por isso que estamos esperando notícias de Metroid Prime 4 ou Bayonetta 3, por exemplo, mas a Nintendo sequer dá pistas de como estão as produções desses títulos. Fora a sequência de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, que tem muito cara de jogo para lançamento de console e, consequentemente, dar um boost nas vendas.

O Switch atual está vendendo ainda muito bem, mesmo em 2020. Neste ano de pandemia, enquanto muitos negócios e produtos faliram, o mercado de consoles ganhou fôlego. No caso da Nintendo, parte disso também se deve ao sucesso de Animal Crossing: New Horizons. Segundo o The Verge, até o final de julho deste ano, foram vendido mais de 61 milhões do console no mundo.

Com informações: The VergeBloomberg e Economic Daily News

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

² (@centauro)

Bom, tela 4K significa maior consumo de energia.
Pra um modelo de uso como o Lite, que é focado em mobilidade, não sei se seria um trade-off tão bom. Pra um modelo de uso como o Switch tradicional, que é hibrido, pode não ser um problema.
Mas não dá pra negar que é triste ver serrilhados de pixels na tela do Lite em alguns jogos.

Danílio Costa da Silva (@Daniliocs)

Então, acho que vc está se confundindo. A versão padrão vai ganhar suporte para telas 4k, ou seja para se conectar em TVs 4k, não vai ser a tela embutida, simplesmente pq não faz sentido. Provavelmente vão colocar uma tela 1080p no console, e a bateria deve durar basicamente a mesma coisa, mesmo com um chip bem mais poderoso, graças a melhorias de eficiência.

Eu (@Keaton)

Deve ser na tela da TV, não?

Agora entendo porque a Nintendo resolveu distribuir oficialmente o Switch no Brasil num momento tão estranho… estoques encalhados, pelo jeito. Então agora só nos resta saber quando a Nintendo vai trazer essa versão

@ksio89

4K modo docked, a tela provalmente seria 1080p, o que já é mais do que suficiente.

Adriano Angelo (@Angelo)

Estoque encalhado? As unidades esgotaram e esse foi o motivo do preço ter disparado.

Eu (@Keaton)

Sério? Não diga.

Tu acha que qual versão vai ficar encalhada nos estoques? A nova?

Yusuke Urameshi (@Yusuke_Urameshi)

O problema da Nintendo é não conseguir entregar todos os Switch que o mercado precisa. O problema é a falta de estoque. Como vai encalhar algo cuja venda é quase instantânea?

techradar .com/news/where-to-buy-a-nintendo-switch-how-to-get-a-switch-lite-right-now

Eu (@Keaton)

Ainda bem que a Nintendo já está vendendo no Brasil, né…

Tu tá falando de atualmente, quando a pandemia detonou a produção e quase todo mundo está trabalhando em casa. Eu to falando quando lançarem o novo. (Ano que vem, e espero que não tenha mais pandemia…)