Início » Aplicativos e Software » Facebook News será lançado no Brasil e mais países

Facebook News será lançado no Brasil e mais países

Facebook News vai destacar notícias de veículos locais em aba exclusiva na rede social

Emerson Alecrim Por

Em teste nos Estados Unidos desde outubro de 2019, o Facebook News vai ser lançado no Brasil e outros países no decorrer dos próximos meses. A iniciativa consiste em uma aba dentro da rede social que destaca as últimas notícias, com prioridade para publicações locais.

Até certo ponto, o Facebook News é equivalente ao Google Notícias. Ambos exibem as chamadas das notícias em uma espécie de feed, cabendo ao usuário tocar ou clicar naquelas do seu interesse para acessá-las na íntegra.

A principal diferença é óbvia: o Facebook News é totalmente integrado à rede social. Graças a isso, o usuário pode compartilhar uma notícia com seus contatos ou salvar links para acessá-los mais tarde, por exemplo.

Facebook News

Facebook News

O conteúdo é dividido em categorias como entretenimento, esportes, ciências & tecnologia, saúde e negócios, mas o usuário tem a opção de desativar aquelas que não são do seu interesse nas configurações da ferramenta.

Essa não é uma iniciativa unilateral. Em cada país em que o serviço será lançado — além do Brasil, está nos planos fazer a estreia no Reino Unido, Alemanha, França e Índia —, o Facebook irá fechar parcerias com a imprensa. “Pagaremos aos veículos de imprensa para garantir que seu conteúdo esteja disponível no novo produto”, diz a companhia em nota.

Ainda de acordo com o Facebook, o inventário de notícias variará de país para país, razão pela qual o trabalho conjunto com os veículos de imprensa será fundamental para adaptar a experiência do usuário e, ao mesmo tempo, respeitar os modelos de negócio desses serviços.

Por depender de acordos locais, ainda não há data definida para o Facebook News estrear no Brasil, mas a rede social pretende lançar o serviço em um prazo que pode variar de seis meses a um ano. A novidade não afetará a exibição das notícias que o usuário já visualiza em seu feed.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Douglas Amorim (@Douglas_Amorim)

Já perdi a conta de quantas abas o Facebook colocou e depois tirou ali em cima.
Mas vai ser bom para as pessoas se informarem por canais mais oficiais. E eles precisam incentivar o uso, pq eu mesmo que sou usuário hard nunca clico nessas abinhas a não ser as notificações, imagino os mais leigos, devem clicar menos ainda.

Pedro Saldanha (@PedroSaldanha)

Espero que não se torne tão local a ponto de mostrar notícias de portais do interior, onde vivo. O que tem de desinformação nesses sites não é brincadeira.