Facebook News será lançado no Brasil e mais países

Facebook News vai destacar notícias de veículos locais em aba exclusiva na rede social

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Facebook News

Facebook News

Em teste nos Estados Unidos desde outubro de 2019, o Facebook News vai ser lançado no Brasil e outros países no decorrer dos próximos meses. A iniciativa consiste em uma aba dentro da rede social que destaca as últimas notícias, com prioridade para publicações locais.

Até certo ponto, o Facebook News é equivalente ao Google Notícias. Ambos exibem as chamadas das notícias em uma espécie de feed, cabendo ao usuário tocar ou clicar naquelas do seu interesse para acessá-las na íntegra.

A principal diferença é óbvia: o Facebook News é totalmente integrado à rede social. Graças a isso, o usuário pode compartilhar uma notícia com seus contatos ou salvar links para acessá-los mais tarde, por exemplo.

O conteúdo é dividido em categorias como entretenimento, esportes, ciências & tecnologia, saúde e negócios, mas o usuário tem a opção de desativar aquelas que não são do seu interesse nas configurações da ferramenta.

Essa não é uma iniciativa unilateral. Em cada país em que o serviço será lançado — além do Brasil, está nos planos fazer a estreia no Reino Unido, Alemanha, França e Índia —, o Facebook irá fechar parcerias com a imprensa. “Pagaremos aos veículos de imprensa para garantir que seu conteúdo esteja disponível no novo produto”, diz a companhia em nota.

Ainda de acordo com o Facebook, o inventário de notícias variará de país para país, razão pela qual o trabalho conjunto com os veículos de imprensa será fundamental para adaptar a experiência do usuário e, ao mesmo tempo, respeitar os modelos de negócio desses serviços.

Por depender de acordos locais, ainda não há data definida para o Facebook News estrear no Brasil, mas a rede social pretende lançar o serviço em um prazo que pode variar de seis meses a um ano. A novidade não afetará a exibição das notícias que o usuário já visualiza em seu feed.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados