Início » Internet » Microsoft Word transcreve gravações de áudio na versão web

Microsoft Word transcreve gravações de áudio na versão web

Transcrever (Transcribe) converte gravações de áudio em texto; novidade está no Word Online para usuários do Microsoft 365

Felipe Ventura Por

A Microsoft anunciou um recurso adicional para o Word na web: o Transcrever (Transcribe) converte gravações de áudio em texto de forma automática, reconhecendo a voz de diferentes pessoas e indicando o momento exato em que cada uma delas falou uma frase. No entanto, a novidade vem com algumas limitações.

Microsoft Word

Você poderá usar o Transcrever se for assinante do Microsoft 365 (antes Office 365). A funcionalidade está disponível apenas no Word para a web, mas deve chegar aos aplicativos de Android e iOS até o final do ano; ainda não há previsão para a versão desktop.

Há duas possibilidades: você pode gravar áudio na hora, direto no navegador; ou pode fazer upload de uma gravação já pronta. Em ambos os casos, o Transcrever reconhece quando outra pessoa começa a falar, e adiciona marcadores de tempo ao longo do texto. A transcrição ficará visível ao lado da página do Word: é possível adicionar apenas uma citação (clicando no botão +) ou o texto inteiro.

Microsoft Word

Microsoft vai transcrever áudio no Word em mais idiomas

Como mencionamos antes, há algumas limitações aqui. O Transcrever funciona apenas no novo Edge ou no Chrome, e somente em inglês; a Microsoft trabalha para acrescentar mais idiomas no futuro.

Cada pessoa pode gravar áudio no navegador de forma ilimitada; no caso de gravações prontas, será possível enviar até 300 minutos (5 horas) por mês. Além disso, cada arquivo deve ter no máximo 200 MB, que corresponde a cerca de 75 minutos em um MP3 mono de baixa qualidade. Há suporte aos formatos MP3, WAV, MP4 e M4A.

A Microsoft afirma que a transcrição acontece quase em tempo real se o áudio estiver sendo gravado pelo navegador. No caso de uma gravação já pronta, o processo pode ter a mesma duração do próprio áudio.

O Transcrever é uma evolução do recurso de Ditado, que já existe em diversos programas do Microsoft 365 como o Word para PC, web, iPhone e Android, além do Outlook, PowerPoint e OneNote. Ele é compatível com mais de dez idiomas, incluindo o português.

Com informações: Microsoft, CNET.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

gsctt (@gsctt)

Função que deveria aparecer no WhatsApp, mas do jeito que a coisa anda, em breve aparecerá só no Telegram e, quem sabe, 5 anos depois, no WhatsApp…

Coqueiro (@Coqueiro)

O teclado do Google tem opção de transcrição. Desnecessário implementar diretamente no WhatsApp.

Copi (@Copi)

Na verdade já tem bots que fazem isso no Telegram.

@RODRIGO

Telegram super incrível!! Lamento por não ser tão valorizado!