Início » Internet » Quatro encurtadores de URL engraçadinhos que talvez você não conheça

Quatro encurtadores de URL engraçadinhos que talvez você não conheça

Avatar Por

Desde a invenção do Twitter e sua limitação a 140 caracteres por post, os serviços que reduzem longos endereços da web se popularizaram. TinyURL, Bit.ly, Migre.me... Todos eles são atualmente usados com diversos microblogs, não só no Twitter. Isso foi possível graças à existência de países como a Líbia (em inglês, Libya) que é dona do domínio de topo .ly, a Ilha de Man dona do domínio de topo .im, e Montenegro, que herdou o domínio de topo .me quando entrou para a internets.

Alguns deles, entretanto, não prezam apenas pela redução do número de letras e números de uma URL. Além da natural redução de caracteres, alguns serviços usam uma combinações de letras (e algumas vezes, símbolos) que podem provocar risos em quem os lê. Separei quatro dos que considerei os mais bacanas e os listo logo abaixo.

Miud.in

Criado pelo brasileiro Eduardo Maçan, o Miud.in faz graça com o jeito de falar dos mineiros. Ele pode não ter o design mais elegante dentre os encurtadores de URL, mas por fazer parte do projeto 301works.org, os links criados por ele continuarão ativos mesmo que o servidor exploda em mil pedacinhos e não exista chance de recuperação. Ah, eles têm até uma extensão para Chrome.

Bacn.me

Quem não gosta de um bom filete de bacon? Então por que não colocar bacon na sua URL curta antes de postá-la em um microblog qualquer? Bacn.me oferece esse nada gorduroso serviço, por um preço meio chato: é preciso digitar um captcha antes. Essa prática não é adotada largamente entre esse tipo de site, mas por uma URL deliciosamente baconificada eu acho que qualquer sistema anti-robô vale à pena.

Não recomendado para quem usa internet discada pois pode entupir a conexão com placas de gordura e provocar um ataque cardíaco no seu modem.

TinyArro.ws

Tiny Arrows quer dizer "pequenas flechas". E é exatamente isso que o site se propõe a fazer. Ele cria endereços com desenhos de flechas a partir das URLs que são encurtadas. O endereço http://➡.ws/tbpost por exemplo, te traz de volta a esse post se for aberto em um navegador compatível. A desvantagem dele (e possivelmente o motivo pelo qual ele não atingiu uma audiência maior) é que você precisa esperar 7 segundos pelo redirecionamento. E isso é FAIL.

ShadyURL

A maioria dos encurtadores de URL deixa o endereço pequeno. Dependendo da quantidade de caracteres, o ShadyURL também faz isso. Mas ele oferece um serviço extra criando uma URL suspeita (que em inglês, pode ser traduzido para shady) e ao mesmo tempo inofensiva (dependendo de quem a criou, claro).

Quer um exemplo? http://5z8.info/nazi_z1r0j_bomb-plans pode parecer apontar para um arquivo contendo planos de bombas nazistas, mas o endereço vai é te trazer de volta para esse post.

Bônus

Eles não têm nenhuma funcionalidade extra, mas contém com uma combinação de domínio que é particularmente cômica e por isso merecem ser mencionados. São encurtadores como o brasileiro Pud.im (ok, esse é engraçado), o J.mp (para quem 'pula' de URL em URL =P), o Ho.io (HO-IO! Parece o som que lutadores de artes marciais fazem antes de um golpe) e o Squeerl.net (para quem quer 'expremer' seus endereços de maneira rápida).

Sinto que usei nesse artigo toda a minha cota de trocadalhos do carilho que tinha para gastar na semana. De nada, internets.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gencode
www.gencode.com.br Muito bom esse encurtador de URL
Rinaldo
Pra mim, o melhor é http://pra.vc, tem tudo a ver com a lingua portuguesa.
@andradevini
miudim... KKKKKKKKKKKKKKKKK
Rafael
Muito Bom!!
@pqp_me
O pqp.me é o mais legal pois, além do nome super engraçado, ainda dispõe de urls curtíssimas de 2 digitos, aproveitem! :)
@cluelessbastard
Tem o minhapica.com (não, não estou sacaneando ninguém... Existe mesmo). Foi criado, salvo engano, pelo @ORaulMangolin
Hernani
Aproveitando o texto, essa semana recebi o 1 mail spam com link para vírus ocultado por um encurtador de URL. Fiquem espertos ;)
Alexandre
Sempre bom ter opcoes para encurtadores, que sao uma ferramenta de uso cada vez mais presente
@PvreHaavok
Eu queria criar o vagi + ccTLD da Namíbia, mas o slogan seria muito baixo e é meio complicado fazer o registro desse domínio.
@paulodias
Gostei do Shady, vou zuar um tanto aqui uhuhauahuaha
Joelfefa
Existia um criado pelo @gordogeek: "oia.la".
Breno Brito
muidin, eu como um bom mineiro passarei a adotá-lo =) hahaha!
Sérgio Francisco
Puts. Gostei mais do PQP.ME! AHIUSHIUIHUDSIHASF
Thami
Pud.im que fofo!
kylefurtado
Amei o Miud.in
@igorcastilho
Realmente falta API pro TweetDeck !
Bruno Gall
oksoaksoaksapksoaks
@therealpudim
Adorei o pud.im. Que agora tem API para o tweetdeck e tweetie :)
Raph4
Ah, o TinyArrows até que não demora tanto se desabilitar o preview, coisa de 3 segundos. Anyway, gostei da idéia do Shady :D
ana.pissin
eu uso o miud.in há tempos
Júnior Gonçalves
Adorei o "miudin mineiro" =D
JoseRenan
miudin :)
Rafael
Quem tem cara de Web anos 90 é o TinyURL, esse Pud.im tem cara de Web 2007 (de quem nasceu em 2007)!
thiagoyokota
Senti falta do pqp.me aí. Quando você acha que o endereço está grande, você pode mandar pra pqp também!
@dipnlik
faltou o http://met.al
RaphaelDDL
pud.im é a url mais comedia =D
@kakimba
URL foi adocicado. EURI. :D
@josediogenes
Esse do Pud.im é demais. Pena que a interface tem cara de Web anos 90