Início » Jogos » PS5: Anatel homologa módulo de Wi-Fi 6 para novo console

PS5: Anatel homologa módulo de Wi-Fi 6 para novo console

Anatel homologa módulo wireless que deve estar no PlayStation 5; componente para console de jogos tem Bluetooth 5.1 e Wi-Fi 6

Felipe Ventura Por

A Anatel homologou um módulo wireless que deve estar presente no PlayStation 5: a certificação do item J20H100, fabricado pela Foxconn, foi solicitada pela Sony. O mesmo componente, com suporte aos padrões Bluetooth 5.1 e Wi-Fi 6, já foi autorizado nos EUA e no Peru, onde seu uso em um “console de jogos” já foi confirmado.

Sony PlayStation 5

O módulo J20H100 é fabricado pela Foxconn na China, segundo os documentos da Anatel. O pedido foi solicitado pela Sony Interactive Entertainment do Brasil e autorizado pela agência na última terça-feira (25).

Este mesmo componente foi homologado em junho pela FCC, equivalente à Anatel dos EUA. A Sony pediu confidencialidade temporária para as fotos externas e o manual do usuário por “conter informações técnicas que consideramos segredos comerciais e proprietárias”.

Sony PS5

O J20H100 também pode ser encontrado no sistema de homologação do Peru, comandado pelo Ministério de Transportes e Comunicações. Lá, um documento confirma que este módulo de rádio é compatível com Bluetooth 5.1 e Wi-Fi 6 2×2 MIMO; no final da página, há a marca “PlayStation”.

Além disso, o sistema menciona que este componente é para um “console de jogos”:

Sony PS5

PlayStation 5 deve ter Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.1

O Wi-Fi 6, também conhecido como 802.11ax, tem velocidade teórica máxima de 9,6 Gb/s (contra 6,9 Gb/s do Wi-Fi 5 ou ac). Isso pode ajudar usuários que não conectam um cabo Ethernet ao PS5.

Esse padrão expande o suporte ao MU-MIMO (Multi User MIMO), que permite ao roteador enviar dados para mais de um dispositivo ao mesmo tempo: a tecnologia funciona nas conexões uplink, não só downlink (como no Wi-Fi 5), e tem máximo de oito canais (antes eram quatro). Além disso, o Wi-Fi 6 traz OFDMA para subdividir canais e diminuir a latência; modulação 1024 QAM; entre outros.

Por sua vez, o Bluetooth 5.1 poderá ser mais útil para localizar objetos, porque consegue enviar a localização exata de um dispositivo com precisão de centímetros, além de identificar a direção do emissor do sinal. Talvez fique mais fácil encontrar um controle DualSense perdido, por exemplo.

O PlayStation 5 será lançado até o final de 2020 com SSD rápido, suporte a jogos 4K e 120 fps, áudio 3D e controle DualSense com feedback tátil e gatilhos adaptáveis. Ele vai concorrer diretamente com o Xbox Series X da Microsoft.

Documento da Anatel para o J20H100:

Sony na Anatel

Colaborou: Everton Favretto.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caleb Enyawbruce (@Enyawbruce)

Interessante: parece que eles se preocuparam em tentar usar tudo de última geração. Bom sinal

Everton Favretto (@evefavretto)

Eu ficaria meio espantado (e se eu fosse comprar, irritado) se um console de última geração não usasse WiFi moderno.

Rafael Machado de Souza (@rafael.mds)

" Por sua vez, o Bluetooth 5.1 poderá ser mais útil para localizar objetos, porque consegue enviar a localização exata de um dispositivo com precisão de centímetros, além de identificar a direção do emissor do sinal."

Fiquei imaginando que isso poderia ser usado para jogabilidade… similar so PSMove, mas sem precisar da câmera.

Caleb Enyawbruce (@Enyawbruce)

Sim, faz todo sentido. Até se pensarmos que gerações de consoles costumam durar entre 5 e 7 anos em média.

Felipe Ventura (@felipe)

Isso mesmo; atualizei o texto para deixar isso mais claro. Obrigado!

Everton Favretto (@evefavretto)

MIMO sim, MU-MIMO apareceu no 802.11ac Wave2.